Notícias / Meio Ambiente

14/03/19 às 11:07

Professor da Unemat edita livro em Nova York sobre conservação florestal

Hemilia Maia, Unemat

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Professor da Unemat edita livro em Nova York sobre conservação florestal

Foto: Divulgação

O professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Pedro Vasconcellos Eisenlohr, câmpus de Alta Floresta acaba de lançar seu terceiro livro como editor. "Forest Conservation: Methods, Management and Challenges", em português "Conservação Florestal: Métodos, Gestão e Desafios", foi publicado pela editora Nova Publishers, de Nova York, Estados Unidos, com contribuições de professores e estudantes de pós-graduação da Unemat, entre outras universidades.

O livro, que oferece aos leitores a oportunidade de compreender, considerar e planejar estratégias que visem conservar os ecossistemas florestais em todo o mundo, é composto por um conjunto de capítulos sobre conservação florestal, envolvendo aspectos ecológicos, metodológicos e socioeconômicos. Com destaque para o décimo capítulo, liderado por João Carlos Pires de Oliveira, mestre em Ecologia e Conservação pela Unemat, no qual se aborda a modelagem de adequabilidade ambiental e seu potencial para apoiar decisões de conservação e programas de restauração ecológica em praticamente qualquer parte do mundo.

Eisenlohr é orientador nos programas de pós-graduação da Unemat em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, em Alta Floresta, e em Ecologia e Conservação, em Nova Xavantina, e, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Ecologia e Conservação da Biodiversidade. Eisenlohr disse ter contado com a colaboração de pesquisadores de vários países.

“Este livro apresenta dez capítulos escritos por renomados pesquisadores do Brasil, Argentina, Tunísia e Alemanha, oferecendo à comunidade científica, bem como à sociedade como um todo, importantes conceitos, métodos e lacunas que precisamos preencher se quisermos preservar as florestas da Terra”, explicou o professor, que ainda coordena na Unemat o Centro de Tecnologia da Amazônia Meridional (Cetam) e o Laboratório de Ecologia (Labec).

O livro está à venda pela Editora e estará disponível para consultas pela comunidade acadêmica da Unemat, no câmpus de Alta Floresta, tanto na biblioteca quanto no Labec.
 
Conservação Florestal: Métodos, Gestão e Desafios

Temas explorados em cada capítulo:

Capítulo 1 - Como espécies raras de árvores poderiam ser um substituto para a biodiversidade na tomada de decisões de conservação;

Capítulo 2 - O manejo sustentável da biodiversidade em ecossistemas lenhosos;

Capítulo 3 - Síntese e discussão sobre os desafios para a conservação de florestas e répteis brasileiros;

Capítulo 4 - Priorização de áreas de preservação permanente para recuperação florestal visando à conectividade da paisagem;

Capítulo 5 - Conservação de florestas de pinheiro de Aleppo para plantios pós-inundação e incêndios;

Capítulo 6 - Agrossilvicultura e suas conexões com atividades de REDD + na Amazônia;

Capítulo 7 - Conservação e seus desafios na África tropical;

Capítulo 8 - Grandes barragens na Amazônia e seus efeitos sobre a fauna;

Capítulo 9 - Seleção e propagação de espécies arbóreas nativas para melhorar a restauração ecológica;

Capítulo 10 - Uma abordagem à modelagem de adequabilidade ambiental e seu potencial para apoiar decisões de conservação e programas de restauração ecológica.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Luiz Tejon Megido

China: consumidores globais, vontades iguais

Todos temos uma ideia aproximada da expansão da China, que cresce, em média, 9,7% ao ano desde 2000. A China tem quase 100 firmas dentre as 500 maiores do mundo, e tem o 2° maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, em busca...

 
 
 
 
Sitevip Internet