Notícias / Agricultura

12/03/19 às 07:37

Aprosoja inicia rodada de eventos técnicos voltados para a produção de milho

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Aprosoja inicia rodada de eventos técnicos voltados para a produção de milho

Aprosoja inicia rodada de eventos técnicos voltados para a produção de milho

Foto: Assessoria

A Rodada Técnica sobre doença do milho e o Circuito Tecnológico Milho foram  lançados nesta segunda-feira (11.03), com objetivo de realizar a interação entre pesquisa e o setor produtivo, garantindo a diminuição de prejuízos. Em duas fases, as gerências de Sustentabilidade e Defesa Agrícola da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) iniciam trabalhos pelo município de Jaciara, nesta segunda-feira às 19h, com a participação de especialistas no assunto.

Os eventos, antes realizados separadamente, se unem para garantir mais eficácia no combate aos problemas encontrados na produção do milho, dentre eles as doenças fúngicas e eficácia dos insumos utilizados no manejo. A primeira etapa, que será a rodada técnica, passará por Jaciara (11.03), Canarana (12.03), Lucas do Rio Verde (14.03 manhã), Diamantino (14.03 noite) e Campos de julho (15.03), com eventos que serão realizados na estrutura dos Sindicatos Rurais espelhados pelo estado.
 
A segunda fase de trabalhos será a 6ª edição do Circuito Tecnológico Etapa Milho, que acontecerá de 13 a 15 de maio. Nesse período, técnicos da Aprosoja percorrerão regiões quem cultivam o grão para a realização de coletas técnicas e tem por objetivo elaborar diagnósticos precisos, identificar gargalos e ampliar a divulgação desses e de outros projetos da Associação. 
 
Presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, vê as ações como uma forma contribuir com a prevenção levando mais capacitação para os produtores. “Nessa rodada técnica vamos levar formas de manejo que contribuem com a prevenção, para que o produtor esteja preparado para realizar o manejo adequado. Assim como outros projetos e programas desenvolvidos pela Aprosoja, o objetivo é levar mais informações dos trabalhos efetuados pela Associação e agregando com especialistas importantes em áreas específicas da produção de grãos”, enfatizou. 
 
Biólogo da Embrapa e um dos palestrantes da rodada técnica sobre doença do milho, Sérgio Abud, avalia Mato Grosso como o estado com clima mais favorável para produção deste grão, que também se torna viável para proliferação de doenças. Ainda segundo o especialista na rodada técnica, será realizada a abordagem mais específica a respeito das principais pragas e doenças que vem prejudicando a cultura do milho. 
 
“Dentre elas temos o enfezamento, causado por um microrganismo semelhante a uma bactéria de difícil controle e já está muito sério em algumas regiões do Brasil, mas está se iniciando em Mato Grosso. Então vamos fazer um alerta para o produtor sobre as táticas de manejo desta doença e sobre o inseto vetor que é uma cigarrinha que está presente nas lavouras de milho em todo país. Precisamos cuidar dos enfezamentos, que são as doenças e também do inseto vetor”, explicou. 
 
Quem também fará uma contribuição importante é o agrônomo Adriano Custódio, que vê como positiva a interação entre campo e pesquisa. Para ele, a troca de conhecimento proporcionará grandes avanços no combate às doenças. 
 
“Vamos falar de um problema mais novo que é a estria bacteriana, que foi detectado no oeste do estado do Paraná. Então vamos apresentar para o pessoal sobre os sintomas, medidas para evitar ou minimizar o problema, com essa doença. Nosso objetivo é tentar esclarecer e alertar o produtor da importância de ter uma boa orientação técnica para que ele possa evitar que problemas ocorram nesta e em futuras lavouras. Essa interação entre pesquisa e setor produtivo é muito boa, esclarecemos alguns pontos, mas aprendemos muito também no sentido de melhorar a entrega de resultados para os produtores”, disparou Custódio.
 
Diretor da Associação, Jorge Diogo Giacomelli convidou produtores a participarem dos projetos e garantirem o fortalecimento dos núcleos da Aprosoja. “Muito importante a participação de todos os produtores de milho e interessado. Vamos fortalecer o sistema sindical e os Núcleos Aprosoja nas regiões produtoras”, disse.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet