Notícias / Saúde

27/02/19 às 13:37

Cuidados com a pele que são essenciais para a saúde

Da limpeza à hidratação, simples práticas de cuidados com a pele rejuvenescem e trazem saúde e bem-estar

Daiana Barasa/Assessoria

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
A pele é responsável por diversas funções essenciais ao funcionamento do corpo humano. Ela é responsável por evitar a penetração de microorganismos e evitar doenças, além de proteger contra a radiação e não permitir a perda demasiada de água. O câncer da pele é um dos que mais acometem pessoas no Brasil: 33% de todos os diagnósticos de câncer são na pele. São cerca de 180 mil novos casos por ano segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Muitas vezes nos esquecemos da pele quando falamos em cuidar da saúde. É comum pensarmos primariamente nos órgãos vitais do corpo como objetos de cuidados no nosso dia a dia. Porém, cuidados com a pele são igualmente importantes. Ainda mais se considerarmos que a pele é o maior órgão em extensão no corpo humano. Suscetível a doenças graves, como o câncer, a pele, quando bem cuidada, também é item decisivo para aspectos psicológicos, como a autoestima. Não existem muitos segredos sobre os cuidados com a pele para que ela seja bonita e sedosa. Com cuidados simples, já é possível alcançar resultados incríveis.

A questão é que esses cuidados precisam virar rotina. Aí está a maior dificuldade - no começo tudo é agradável, quase prazeroso. Ainda mais quando os resultados vão surgindo. Mas, com o passar dos dias, a falta de tempo e o cansaço fazem com que os cuidados com a pele deixem de ser prioridade na rotina.

Conheça 7 dicas práticas de cuidados com a pele que são essenciais e podem ser aplicadas diariamente, sem perda de tempo.

Em primeiro lugar, a limpeza da pele

A limpeza diária da pele precisa ser feita ininterruptamente. Lavar a pele com sabonete neutro, ou, algum sabonete que seja recomendado por um dermatologista, e água fria, é a base para uma aparência saudável. água quente costuma ressecar a pele, uma vez que elimina sua camada de gordura protetora.

Depois de lavada, é importante usar uma loção tônica para equilibrar o pH. Em peles oleosas e acneicas, o melhor é aplicar um adstringente. Porém é importante saber dosar o uso desses produtos. Se usados em excesso, farão com que a pele produza gordura além da necessária para a sua proteção, ficando ainda mais oleosa. Se ao longo do dia você sentir necessidade de lavar o rosto, use apenas água fria ou lenços umedecidos de marcas confiáveis.

Hidratação da pele por fora e por dentro

Passar creme hidratante no corpo é um hábito necessário para todos os dias, principalmente após o banho e a limpeza, quando a pele absorve melhor o produto. É essencial dar atenção extra a áreas como colo, cotovelos, joelhos, mãos e pés, que normalmente são mais ressecados que outras partes do corpo. Usar um esfoliante corporal para remover as células mortas em períodos que não sejam menores que quinze dias também é importante. No rosto, o melhor é usar um esfoliante próprio uma vez por semana. Além disso, os cuidados com a pele incluem consumir diariamente pelo menos oito copos de água, para manter sua hidratação e flexibilidade.

Protetor solar é saúde

Não importa como esteja o tempo. Seja no frio ou em um calor escaldante, qualquer pessoa precisa utilizar protetor solar para se prevenir do envelhecimento precoce e de doenças como o câncer de pele. Manchas desnecessárias e uma pele sem brilho e ressecada também são incômodos. O fator do produto depende da cor da pele. Para peles mais escuras, ficar com protetores de fato de proteção solar entre 15 e 20, é o mais indicado.  Para peles mais claras, o ideal é utilizar protetores com FPS acima de 30. Existem também opções de protetores sem óleo, para não prejudicar peles mais oleosas.

Uma boa alimentação também nutre a pele

As vitaminas primordialmente necessárias para manter uma pele saudável são a vitamina A, que ajuda a reparar o desgaste diário da pele e as vitaminas do complexo B, que entre outras propriedades, protegem contra a aspereza e coceiras. A vitamina C colabora na produção de colágeno e reduz as linhas de expressão. Já a vitamina E ajuda a hidratar a pele, aumentando sua suavidade.

O bom sono rejuvenesce

Uma boa noite de sono ajuda a evitar olheiras e bolsas de gordura ao redor dos olhos, rejuvenescendo significativamente o rosto. Além disso, dormir bem diminui o estresse, o que também melhora o aspecto de qualquer pessoa. Outro ponto importante relacionado a um período ideal de sono (recomenda-se dormir entre 6 e 8 horas por dia), é que graças à ativação celular, a pele absorve mais facilmente os cosméticos aplicados no pós-banho, tornando-os muito mais eficazes.

Não subestime os produtos anti-idade

Para quem usa cremes anti-idade, que geralmente são indicados a partir dos 25 anos, produtos com ativos clareadores, que inibam a degradação do colágeno e que estimulem sua produção são as melhores indicações. Os antioxidantes, como a vitamina C, também são indispensáveis. Esses cremes irão retardar o envelhecimento, que acontece por meio de um processo oxidativo, causado por radicais livres que o corpo humano produz todos os dias. Os antioxidantes combatem diretamente esses efeitos. As substâncias podem ser consumidas tanto pela manhã, antes da aplicação do protetor solar, quanto à noite.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet