Notícias / Saúde

26/02/19 às 08:40

Saiba quando começar a levar o seu filho no dentista

Victor Alencar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Muitos pais se perguntam: a odontopediatria atende até que idade? Mas será que você sabe a hora de levar seu pequeno para começar a cuidar do sorriso? Pois é! Desde bebê, os dentes já começam a aparecer e, é claro, precisam de cuidados.
 
Mas você sabe quais produtos utilizar? E a frequência que você deve limpar os dentes de leite? Pensando nisso, elaboramos esse guia completar, para auxiliar você a deixar suas crianças com os dentes brancos e brilhantes por muito mais tempo. Confira a seguir.

Quais são os primeiros sinais para levar meu filho ao dentista?
Os cuidados com a higiene bucal de um bebê devem começar logo após os primeiros dentes de leite nascerem, entre os 6 e 8 meses. O odontopediatra orientará os pais como deve ser feita a higienização da boca da criança, de acordo com o seu tipo de alimentação.
 
O especialista também recomendará quais produtos devem ser utilizados para tal tarefa, afinal, a boca de um bebê é bem é sensível e, por isso, os cremes dentais devem conter uma quantidade reduzida de flúor e substâncias menos abrasivas.
 
Além disso, um especialista é necessário para acompanhar o desenvolvimento da dentição da criança, a fim de evitar possíveis problemas. O ideal é levar o bebê em consultas com o odontopediatra, pelo menos duas vezes ao ano, de seis em seis meses.
 
Quais os primeiros problemas na dentição infantil?
Mesmo realizando as escovações nos dentes da criança, alguns problemas podem afetar o sorriso e a saúde bucal infantil. Nesses casos, o melhor a ser feito é procurar um odontopediatra para a resolução o quanto antes.
 
Os casos de dentes sensíveis são bem comuns, ainda mais aquelas que não se controlam e exageram em doces e sorvetes. Por esse motivo, a qualquer reclamação de dor ao comer ou escovar, você deverá levar o pequeno a um odontopediatra.
 
Em alguns casos, a criança mesmo sendo bem orientada sobre os movimentos que deve fazer com a escova, pode acabar se machucando. Nas ocasiões de sangramento na gengiva —  assim como o periodontite — o especialista indicará os medicamentos adequados e realizará os procedimentos necessários.
 
A maioria das crianças são agitadas e passam o dia todo correndo para lá e para cá. Em alguma dessas aventuras, não é raro ocorrer um pequeno incidente e a quebra de alguns dentinhos. Nesses casos, você também deverá levá-la até algum consultório de odontopediatria.
 
É sempre válido lembrar: nem sempre a fada do dente é um motivo suficiente para convencer seu filho a tirar os dentes de leite. No entanto, caso eles sejam retirados na época correta, o apinhamento pode ocorrer e causar sério problemas para o sorriso da criança.
 
E claro, em algumas crianças o nascimento dos dentes permanentes também podem demorar o ocorrer. Por isso, levando o pequeno com frequência no especialista, você conseguirá saber e lidar com esse problema de forma muito mais fácil e correta.

Mas, até quando devo levá-lo a um odontopediatra?
A Odontopediatria costuma atender até por volta dos 12 e 13 anos de idade. A partir deste momento, você poderá levar a criança em alguma clínica odontológica que realizar os procedimentos comuns da odontologia.
 
Lembrando: é na adolescência que a maioria das pessoas começa a realizar os procedimentos de ortodontia. Nesses casos, você poderá avaliar se a criança necessita, de fato, do tratamento com o odontopediatra e realizá-lo em outra clínica.
 
O importante é desde a infância, você incentivar seu pequeno a realizar os cuidados dentais diariamente. Assim você garantirá que ele se torne um adulto com um sorriso mais bonito e completamente saudável!

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet