Notícias / Educação

26/02/19 às 07:33 / Atualizada: 26/02/19 às 08:44

Principais tópicos de Geometria para o vestibular

Victor Alencar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Para quem procura pelo melhor cursinho para medicina, precisa saber que o estudo deve abordar questões de Geometria. Assim como todas as disciplinas, a matemática é importante no exame de qualquer vestibular.
 
Deste modo, ter conhecimento sobre os principais itens desta matéria pode facilitar a prova. Pensando nisso, trazemos a seguir algumas questões relacionadas ao tema. Acompanhe o texto até o final para se dar bem no vestibular.

Geometria no vestibular
Na geometria, os principais tópicos são os cálculos de volume e área. No entanto, é possível que a matéria envolva cálculo e álgebra, assim como as figuras geométricas.
 
De qualquer modo, a maior parte das questões envolve área e volume. Contudo, podem aparecer os seguintes conceitos, como porcentagem, escala proporcionalidade, conversão de unidade de medidas e funções.
 
Para a resolução dos exercícios é preciso ter um conhecimento das equações. Nesta situação, o candidato, além de saber as fórmulas, precisa entender os conceitos da Matemática.
 
Mas antes de pensar em triângulos, círculos, quadrados e cubos, é preciso saber sobre noções de ponto, reta e plano. Estes últimos são essenciais e serve como base na hora de resolver as questões.

Estudo da geometria no vestibular
Seguindo os conceitos acima para aprender Geometria, o aluno deve saber sobre alguns itens básicos. Com este aprendizado é possível resolver as questões do vestibular e até do Enem.
 
A seguir veja quatro dicas básicas para resolução da prova de Matemática:

1 - Ponto
Na Geometria, uma forma de entender o conceito de ponto é relacionar as ideias que já temos base. Como exemplo, o ponto final de frase, um ponto de ônibus e até o ponto de encontro.
 
Seguindo esse raciocínio, todos tem como ideia servir como um lugar único que não possui divisões. Na Matemática ele é definido em um local que se encontra. Por exemplo, se você vai encontrar alguém “em frente à loja”, “após a placa da esquina” e “nas esquinas das ruas A e B". A esquina pode ser considerada o ponto da Geométrica.
 
Em termos da Geometria as "esquinas" podem ser os pontos dos parênteses: ponto A (x, y).

2 - Reta
Com o entendimento sobre o ponto, a reta é mais fácil, pois, é a forma de como você vai chegar ao local. Com a indicação, o usuário segue da casa para a loja, porém, sem virar esquina. Ou seja, a reta é o segmento na qual liga dois pontos.

3 - Plano
A parte da geometria plana pode ser comparada com o cinema. Se o filme é normal, ou 2D, existem duas dimensões, a dimensão horizontal e vertical, na Geometria, estes itens são conhecidos como eixo X e eixo Y, ou plano cartesiano.
 
Para identificar qual é qual, basta compreender que o Y possui uma perna para baixo, o que mostra uma reta vertical.
 
Seguindo o raciocínio do cinema, é preciso lembrar dos filmes em 3D, pois a terceira dimensão do 3D indica a profundidade, assim, o plano não é mais reto.
 
Para compreender a diferença dos planos, imagine uma bola cheia (esfera), ela seria o “3D”, porém, se ela murchar e ficar no formato de pizza, ela seria “2D”, ainda um círculo, mas reto.

4 - Geometria analítica e geometria espacial
Além dos itens acima, existe um meio simples de compreender a geometria analítica e a geometria espacial. Para este raciocínio, vale lembrar que os mapas das ruas são planos e vistos de cima.
 
Ou seja, ao olhar desta forma, a cidade é constituída de vários "quadradinhos", dispostos de forma plana, sem diferenciar altura entre prédios e casa, por exemplo. Em meio a esta lógica, é possível entender a geometria plana e geometria analítica.
 
Na geometria analítica é analisada as propriedades dos pontos, retas e espacial. Se for ver pelo ponto de vista dos mapas, esta é mais útil ao relacionar distância e caminho.
 
Na geometria espacial a relação ocorre com volume e espaço do objeto. Logo para lembrar da geometria espacial vale pensar em espaço.
 
Ao entender estes tópicos, uma forma de ajudar e resolver a geometria é desenhar. O desenho pode facilitar a compreensão do problema.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Considerações sobre o eclipse solar parcial de 2 de julho

Só por curiosidade, estou enviando a figura que fornece/forneceu  a informação COMPLETA sobre o eclipse solar de 2 de julho último. Acima, à esquerda há um marcador com o sinal + que aumenta o mapa...

 

Enquete

Você é a favor ou contra a greve dos professores de MT

 
 
 
Sitevip Internet