Notícias / Governo de MT

23/02/19 às 06:40

Proteção às Mulheres - Primeira-dama e delegadas discutem implantação de atendimento 24h a vítimas de violência

A primeira medida do atual Governo a favor das mulheres será com foco no acolhimento e humanização do atendimento prestado a elas.

Luana Braga | Secom MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Proteção às Mulheres - Primeira-dama e delegadas discutem implantação de atendimento 24h a vítimas de violência

A meta, a curto prazo, é garantir melhorias na estrutura física da Delegacia Especializada da Mulher de Cuiabá

Foto: Caroline De Vita | Secom MT

Com o propósito de promover melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, conjuntamente com representantes que atuam na defesa das mulheres, visitaram nesta sexta-feira (22), as instalações da atual Delegacia Especializada da Mulher, em Cuiabá.

Também estiveram presentes na visita a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, a procuradora Glaucia Amaral; e a advogada e presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, Clarissa Lopes Maluf. 
A primeira-dama e as representantes foram recebidas pelas delegadas Jozirlethe Magalhães Criveletto, titular da Delegacia da Mulher de Cuiabá, e Daniela Silveira Maidel. Elas apresentaram toda a estrutura física da unidade, que atende tanto as ocorrências do público feminino como o de idosos. 

“A meta, a curto prazo, é garantir melhorias na estrutura física dessa unidade, humanizando mais o atendimento e favorecendo um maior acolhimento nos casos de violência doméstica. Nossas mulheres precisam se sentir mais seguras e acolhidas. O ideal seria que esse tipo de violência jamais ocorresse, mas como temos que lidar com esses casos, que seja de uma forma mais sensível e menos dolorosa para elas”, avaliou Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, também já está verificando a possibilidade de instalar, na atual Delegacia da Mulher, um núcleo para atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência, composto por assistentes sociais e psicólogas.

“Essa será a primeira de muitas ações que desenvolveremos por meio de parceria para esse público mais vulnerável. Com o empenho da primeira-dama e de todas as delegadas, tenho certeza que atingiremos efetivamente essas mulheres que necessitarem de atendimento. Nossa proposta é oferecer todo o amparo psicológico, ou seja, fazer com que elas se sintam mais seguras e possam se empoderar”, destacou.

Plantão 24 horas

Outra visita realizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo secretário Alexandre Bustamente foi às obras do prédio onde hoje funciona a 2ª Delegacia de Polícia da Capital, no bairro Carumbé, e que futuramente abrigará a sede do plantão de violência doméstica e familiar. 



Virginia Mendes e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, durante visita

O local ainda precisa de adequações na rede elétrica, hidráulica e de melhorias para abrigar as equipes do plantão e prestar o serviço de acolhimento humano e adequado tanto às vítimas e aos acompanhantes. A primeira-dama já está articulando parcerias para garantir que a finalização da obra ocorra o mais breve possível. 

O plantão deverá contar com 5 equipes completas compostas por delegados, investigadores, escrivães e assistentes. Além de profissionais como assistentes sociais e psicólogos.

“Nossa primeira-dama, Virginia Mendes, já demonstra a que veio. E elencou as causas das mulheres em situação de vulnerabilidade como uma das prioridades. Dentro de um planejamento de governo, atenderemos essas demandas e assim tornaremos nosso Estado mais seguro para todos”, destacou Bustamante.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Luiz Tejon Megido

China: consumidores globais, vontades iguais

Todos temos uma ideia aproximada da expansão da China, que cresce, em média, 9,7% ao ano desde 2000. A China tem quase 100 firmas dentre as 500 maiores do mundo, e tem o 2° maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, em busca...

 
 
 
 
Sitevip Internet