Notícias / Governo de MT

23/02/19 às 06:40

Proteção às Mulheres - Primeira-dama e delegadas discutem implantação de atendimento 24h a vítimas de violência

A primeira medida do atual Governo a favor das mulheres será com foco no acolhimento e humanização do atendimento prestado a elas.

Luana Braga | Secom MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Proteção às Mulheres - Primeira-dama e delegadas discutem implantação de atendimento 24h a vítimas de violência

A meta, a curto prazo, é garantir melhorias na estrutura física da Delegacia Especializada da Mulher de Cuiabá

Foto: Caroline De Vita | Secom MT

Com o propósito de promover melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Alexandre Bustamante, conjuntamente com representantes que atuam na defesa das mulheres, visitaram nesta sexta-feira (22), as instalações da atual Delegacia Especializada da Mulher, em Cuiabá.

Também estiveram presentes na visita a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Rosamaria Carvalho; a presidente do Conselho Estadual da Mulher, a procuradora Glaucia Amaral; e a advogada e presidente da Comissão de Direito da Mulher da OAB-MT, Clarissa Lopes Maluf. 
A primeira-dama e as representantes foram recebidas pelas delegadas Jozirlethe Magalhães Criveletto, titular da Delegacia da Mulher de Cuiabá, e Daniela Silveira Maidel. Elas apresentaram toda a estrutura física da unidade, que atende tanto as ocorrências do público feminino como o de idosos. 

“A meta, a curto prazo, é garantir melhorias na estrutura física dessa unidade, humanizando mais o atendimento e favorecendo um maior acolhimento nos casos de violência doméstica. Nossas mulheres precisam se sentir mais seguras e acolhidas. O ideal seria que esse tipo de violência jamais ocorresse, mas como temos que lidar com esses casos, que seja de uma forma mais sensível e menos dolorosa para elas”, avaliou Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, também já está verificando a possibilidade de instalar, na atual Delegacia da Mulher, um núcleo para atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência, composto por assistentes sociais e psicólogas.

“Essa será a primeira de muitas ações que desenvolveremos por meio de parceria para esse público mais vulnerável. Com o empenho da primeira-dama e de todas as delegadas, tenho certeza que atingiremos efetivamente essas mulheres que necessitarem de atendimento. Nossa proposta é oferecer todo o amparo psicológico, ou seja, fazer com que elas se sintam mais seguras e possam se empoderar”, destacou.

Plantão 24 horas

Outra visita realizada pela primeira-dama Virginia Mendes e pelo secretário Alexandre Bustamente foi às obras do prédio onde hoje funciona a 2ª Delegacia de Polícia da Capital, no bairro Carumbé, e que futuramente abrigará a sede do plantão de violência doméstica e familiar. 



Virginia Mendes e o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, durante visita

O local ainda precisa de adequações na rede elétrica, hidráulica e de melhorias para abrigar as equipes do plantão e prestar o serviço de acolhimento humano e adequado tanto às vítimas e aos acompanhantes. A primeira-dama já está articulando parcerias para garantir que a finalização da obra ocorra o mais breve possível. 

O plantão deverá contar com 5 equipes completas compostas por delegados, investigadores, escrivães e assistentes. Além de profissionais como assistentes sociais e psicólogos.

“Nossa primeira-dama, Virginia Mendes, já demonstra a que veio. E elencou as causas das mulheres em situação de vulnerabilidade como uma das prioridades. Dentro de um planejamento de governo, atenderemos essas demandas e assim tornaremos nosso Estado mais seguro para todos”, destacou Bustamante.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet