Notícias / Aventuras

07/10/15 às 18:47

FERIADÃO: Turismo de aventura é opção de lazer para feriado prolongado

Atividades praticadas na água ganham destaque entre os esportes radicais

D´LAILA BORGES

Assessoria/Sedec-MT

Imprimir Enviar para um amigo
FERIADÃO:  Turismo de aventura é opção de lazer para feriado prolongado

Rapel

Que Mato Grosso é um estado riquíssimo em biodiversidade e em atrativos turísticos todos sabem, mas o que muitos ainda não sabem é que existe um segmento no turismo crescendo muito e que oferece várias opções para agradar os mais diversos tipos de turistas. É o turismo de aventura também conhecido como esporte radical.

As modalidades ofertadas em Mato Grosso são muitas, mas em uma coisa todos são unânimes, a preferência é por atividades realizadas na água. E o motivo não poderia ser outro, o clima. Portanto nos próximos finais de semana e feriados prolongados as opções vão desde boia-cross, para os menos aventureiros, até o rapel para aqueles que gostam um pouco mais de adrenalina. E tudo isso pertinho da Capital.

RIVER SUP- Aproveitando esse calor dos trópicos e a grande diversidade de rios, cachoeiras e lagos as agências e instrutores têm adaptado alguns esportes à realidade do Estado, como é o caso do River SUP, uma modalidade de Stand Up Paddle em corredeiras de rios. Um esporte que tem ganhado adeptos a cada dia e que pode ser praticado por qualquer pessoa que curta estar em contato com a natureza.

O River SUP consiste em descer o percurso do rio em cima de uma prancha remando. Os rios Claro e Coxipó, a 30 km de Cuiabá, são os locais preferidos para a prática desse esporte. A procura tem sido tanta que a agência Companhia da Aventura tem turmas regulares com dezenas de praticantes saindo todos os sábados e domingos em dois horários. O percurso é de 6 km com duas paradas para descanso e lanche.

Conforme o instrutor Gabriel Maluf para o River SUP ou para qualquer outro esporte de aventura não existe nenhuma contraindicação. “Qualquer um pode praticar. O importante é procurar uma agência, com instrutores capacitados”.

DUCKING- O duck (caiaque inflável) é uma embarcação estável e fácil de manobrar. Esse esporte pode ser praticado individualmente ou em dupla e mesmo iniciantes podem conduzir o bote. Há duas opções de roteiros com diferentes graus de dificuldades e belezas naturais. São os rios Coxipó e Claro, sendo o primeiro com grau um e o segundo com grau dois de dificuldade. “O que determina o grau de dificuldade dos rios são as corredeiras. Quanto maior o grau, maior a emoção”, assegura o instrutor e proprietário da agência Tribo do Remo Lino Bezerra.

BOIA-CROSS- Esse esporte consiste em descer rios em boias individuais com o apoio de um remo. Os rios geralmente têm percursos demarcados e um leve grau de correnteza. Essa atividade é muito praticada em rios do distrito de Bom Jardim, município de Nobres.

Em Bom Jardim destacam-se o Duto do Quebó, uma descida de 1.200 metros, sendo que 280 metros deste percurso são dentro de um túnel repleto de estalactites que brilham como diamantes, o boia-cross do Juca com 2.000 metros de corredeiras e o boia-cross da Estância da Mata, que oferece um percurso de 1.200 metros de extensão com uma parada no meio do caminho para fazer uma tirolesa de 150 metros de comprimento e 80 metros de altura, que finaliza dentro da água.

BOIA-PADLE- Essa é a versão mais radical do boia-cross, pois ele é praticado em águas mais turbulentas. As águas ideais para a prática desse esporte são as do rio Claro em Chapada dos Guimarães.

FLUTUAÇÃO- A flutuação, também conhecida como mergulho de superfície, é muito praticada em Bom Jardim em diversas lagoas e rios de águas límpidas e transparentes, onde se pode nadar ao lado de piraputangas, pacus, dourados, piaus, pacus e arraias. Entre esses locais destacam-se o Aquário Encantado, o Refúgio Água Azul, o Recanto Ecológico Lagoa Azul, o Reino Encantado, os rios Triste e Salobra e o Balneário Estivado.

RAFTING- Jaciara é conhecida como a capital do turismo de aventura ou dos esportes radicais. O rio Tenente Amaral é muito procurado por aventureiros para a prática do rafting. O percurso do rio é bastante complexo com algumas quedas d`água que chegam a três metros para a descida nos botes infláveis. Este esporte, de acordo com o instrutor, Rafael Martins Sonsin, da agência Nativão, também não tem nenhuma contraindicação. “Qualquer pessoa pode praticar, independente da idade”, destaca.

RAPEL- Rapel ou cachoeirismo (rapel feito embaixo da cachoeira) pode ser praticado nas cachoeiras das Mulatas, da Usina e da Fumaça, com 28, 25 e 43 metros respectivamente, também em Jaciara.

HIGHLINE- Este é o mais radical dos esportes radicais praticados em Mato Grosso. Uma das modalidades do slackline, que consiste em equilibrar-se em uma fita a poucos centímetros do chão, o highline geralmente é praticado em fitas ancoradas entre rochas, cânions e prédios. Em Jaciara o local escolhido é o cânion da cachoeira da Fumaça, de aproximadamente 45 metros de altura. Vale lembrar que são usados equipamentos de segurança e que os instrutores são devidamente qualificados.

TIROLESA- Em Bom Jardim a tirolesa fica no topo da cachoeira Serra Azul. Após uma subida de 400 degraus para contemplar a bela queda d`água que forma um lindo lago de coloração azulada onde também se pode nadar ao lado de dezenas de peixes, a segunda opção para quem não quer retornar pelas escadarias é descer sobre as copas das arvores. São 600 metros de pura emoção sobre a floresta.

TRILHAS- As trilhas são indicadas para aqueles que gostam de caminhadas e de estar em contato com a natureza. Elas podem ser encontradas em diversos municípios. Uma das mais conhecidas é a das sete cachoeiras, que fica dentro do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e a do Vale das Perdidas, em Jaciara (140 km da capital), onde tem um sítio arqueológico com pinturas rupestres datadas há mais de três mil anos.

ARVORISMO- Também em Chapada dos Guimarães outro esporte bastante praticado que geralmente é ofertado para grupos é o arvorismo. Esta atividade consiste em atravessar plataformas e passarelas montadas em meio às árvores.

OUTROS- Conforme Gabriel Maluf, que também organiza eventos de esportesde aventura no Estado ainda existem em Mato Grosso, em uma escala menor, praticantes de paraquedismo, mergulho de cilindro, parapente e paramotor.

FOMENTO- É olhando para todos esses atrativos turísticos e belezas naturais existentes em todas as regiões de Mato Grosso que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), reformulou e reiniciou este ano 11 obras de infraestrutura turística que estavam paralisadas e iniciou outra no município de Nobres (140 km da capital). São pavimentações de rodovias, troca de pontes de madeira por estruturas de aço e concreto e reurbanização de ruas de municípios turísticos.

A pasta também tem investido na divulgação do Estado e de seu potencial turístico e na qualificação e treinamento da mão-de-obra do segmento. “Nós estamos trabalhando para transformar o turismo em um dos pilares do desenvolvimento econômico de Mato Grosso. Também vamos trabalhar muito forte o turismo de aventura, que é uma veia pulsante que Mato Grosso tem condições de desenvolver muito mais”, destaca o titular da Sedec Seneri Paludo.
  • FERIADÃO:  Turismo de aventura é opção de lazer para feriado prolongado
  • FERIADÃO:  Turismo de aventura é opção de lazer para feriado prolongado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet