Notícias / Notícias Gerais

07/10/15 às 16:22

5 dicas muito simples para economizar energia

Marina Fernandez

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Você está ficando assustado com as contas de luz que estão chegando na sua casa? Não sabe o que fazer para reduzir o consumo e diminuir as enormes quantias que vêm sendo cobradas mês a mês? Pensando nisso, selecionamos 5 dicas simples e muito fáceis de serem colocadas em prática para economizar energia. Confira!
 
Geladeira eficiente e organizada
Muitas pessoas sabem que ter uma geladeira com bom funcionamento é muito importante para não desperdiçar energia. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que a organização também influencia de forma significativa na economia. Aves, carnes e peixes que não serão consumidos de imediato precisam ser colocados no freezer. Na porta, local onde a oscilação de temperatura é maior, podem ser armazenadas as bebidas.
 
É fundamental que produtos com curto prazo de validade, como requeijão, manteiga e queijos, fiquem em um compartimento fechado, onde a temperatura está mais estável. Leites e receitas à base desse produto ou creme de leite devem permanecer nas prateleiras superiores. Frutas e legumes devem ser embalados em sacos plásticos com furinhos para que, assim, possam “respirar”. Na hora de comprar uma geladeira, escolha um modelo eficiente e que venha com o selo Procel de Economia de Energia.
 
Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes
No final de 2014, as lâmpadas incandescentes de 100 W deixaram de circular. A ideia é que, até 2016, as versões de 60, 40 e 25 W desapareçam gradativamente. Nem um pouco sustentável, esse tipo de lâmpada transforma somente 5% da energia consumida em luz (os outros 95% são perdidos em forma de calor). Por isso, caso você ainda tenha o modelo incandescente instalado em sua casa, troque-o pelo fluorescente, que fará você poupar cerca de 80% na conta de luz.
 
Evite o modo stand by
Ao contrário do que muitos pensam, o modo stand by não interrompe o consumo de energia. Apesar de desligados, os aparelhos nessa configuração chegam a representar um gasto mensal de até 12% na conta de luz.
 
Aproveite a luz natural
Deixe as janelas e cortinas abertas desde o momento que você acorda até quando o dia escurece. Aproveitar a luz natural ao máximo é uma ótima forma de economizar energia, além de deixar a casa mais alegre e com muito mais vida e evitar o aparecimento de mofo e fungos, que procuram locais escuros e não arejados para proliferar.
 
Acumule roupa para passar/lavar
A máquina de lavar roupa e o ferro de passar estão entre os eletrodomésticos que mais consomem energia. Portanto, é importante acumular uma grande quantidade de roupas para poder realizar o trabalho de uma só vez.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet