Notícias / Nacional

14/02/19 às 12:30 / Atualizada: 14/02/19 às 14:13

Vice da Comissão de Infraestrutura, Wellington diz que priorizará a Ferrovia de Água Boa a Campinorte

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Vice da Comissão de Infraestrutura, Wellington diz que priorizará a Ferrovia de Água Boa a Campinorte

Foto: Divulgação

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística, Transporte e Armazenagem (Frenlog), o senador Wellington Fagundes (PR-MT) foi escolhido para ocupar o cargo de vice-presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, uma das mais importantes do Legislativo. O presidente será o senador Marcos Rogério (DEM-RO). 
 
Na reunião nesta quarta-feira, 13, Fagundes reafirmou o compromisso com o desenvolvimento logístico nacional e disse que vai priorizar em Mato Grosso a implantação da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO).   
 
Em seu breve pronunciamento na sessão de instalação e posse, Wellington destacou que o Brasil carece de altos investimentos em infraestrutura. O parlamentar lembrou ainda que o maior custo Brasil é devido a qualidade de logística e defendeu a intermodalidade, avançando no desenvolvimento dos modais de transporte ferroviário e aquaviário.   
 
“Precisamos fazer com que o custo seja menor para aqueles que estão no interior produzindo e que tem alta capacidade de produção, uma alta produtividade, competindo com países de maior tecnologia aplicada do mundo, mas quando precisa chegar com seus produtos nos portos, o lucro às vezes já foi” – enfatizou.   
 
Fagundes fez a defesa do desenvolvimento portuário brasileiro a partir dos portos localizados no Pará, Rondônia, Amazonas e também no Maranhão, que integra com a Ferrovia Norte Sul, o chamado “Arco Norte da Logística”. 
 
Nesse sentido, voltou a defender a implantação da FICO, cujos primeiros 400 quilômetros estão comprometidos com a renovação antecipada das concessões das ferrovias Vitória-Minas e da Estrada de Ferro Carajás, cujo processo foi suspenso em função da tragédia em Brumadinho.   
 
Com 383 km de extensão, o trecho da Ferrovia de Integração Centro-Oeste - que começa na Ferrovia Norte-Sul em Campinorte/GO e vai até Água Boa/MT - escoará a produção de grãos (soja e milho) daquela região, uma das maiores produtoras de soja do Brasil, em direção aos principais portos do país.  
 
OUTRAS COMISSÕES – Além da Comissão de Serviços de Infraestrutura, Fagundes foi indicado para participar como membro titular da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCT), Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE), Comissão de Meio Ambiente (CMA) e Comissão Senado do Futuro (CSF). Como suplente, atuará nas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Constituição e Justiça (CCJ).   
 
Wellington cumpriu seis mandatos como deputado federal, de 1991 a 2014, antes de se tornar senador. É líder do Bloco Parlamentar Vanguarda, foi vice-líder do governo no Senado e líder do PR. Presidiu a Comissão Senado do Futuro e coordena a Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem. 
 
Além de ter sido relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017, Wellington Fagundes também participa dos grupos parlamentares do Brasil com a Argentina, a China, a Coréia do Norte e a Irlanda.     
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Evandro Carlos

Mauro Mendes, seu plano era “iludir”? Que pena, o meu era te fazer feliz!!!

A música Milu, do cantor mineiro Gustavo Lima, é um dos grandes hits da musica nacional da atualidade, nela o interprete conta a historia de alguém que vive iludido, lembrando que quem cai uma vez, cai três, mas que ele...

 
 
 
 
Sitevip Internet