Notícias / Esportes

13/02/19 às 22:52

Secel convida municípios a sediarem Jogos Escolares da Juventude 2019

Etapa regional – que envolve todos os municípios e regiões do Estado – está garantida no calendário dos Jogos. Prazo para se manifestar como sede vai até 28 de fevereiro.

Cida Rodrigues | Secel - MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Secel convida municípios a sediarem Jogos Escolares da Juventude 2019

Equipe de MT nos Jogos Escolares da Juventude - etapa nacional 2016

Foto: Divulgação COB

A edição de 2019 dos Jogos Escolares da Juventude já está com seu calendário definido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).  Neste ano, a etapa regional – que envolve todos os municípios e regiões do Estado – está garantida na programação. Para complementar o calendário, a organização faz o chamamento para que os municípios manifestem até o dia 28 de fevereiro seu interesse em sediar os Jogos.  

“Sabemos da importância da realização dos Jogos Escolares da Juventude para a inclusão social e crescimento pessoal dos jovens esportistas e para a formação de base na revelação de novos talentos”, explica o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Jefferson Carvalho Neves. 

Ele afirma ainda que com a definição do calendário 2019, será possível atuar junto aos municípios para definição das sedes dos Jogos. "Estamos satisfeitos por conseguir voltar a incluir a etapa regional no calendário, pois asseguramos que todas as cidades mato-grossenses possam estar envolvidas na programação".

Já em abril, os municípios da região esportiva Leste, da qual fazem parte Água Boa, Barra do Garças, Querência e Torixoréu, dentre outros, darão início à fase regional.  De maio até a primeira quinzena de julho, a etapa de competição regional prossegue nas outras nove regiões esportivas de Mato Grosso.

As equipes classificadas avançam para a etapa estadual, que tem início a partir da segunda quinzena de julho e segue até setembro. Nas duas etapas, participarão estudantes com idades entre 12 e 17 anos, que são divididos em duas categorias. Adolescentes de 12 a 14 anos fazem parte das equipes da Categoria B. Já categoria A agrupa os jovens com idade entre 15 e 17 anos.
Em setembro e em novembro, ocorrem as etapas nacionais organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).  Acesse aqui o calendário completo.

Para sediar os jogos

Entre os requisitos, o município deve enviar, até o dia 28 de fevereiro, um ofício assinado pelo prefeito direcionado à Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer. A fim de adiantar e agilizar o processo, esse documento deve ser encaminhado também para o e-mail desportoelazer@secel.mt.gov.br.

Os municípios-sede firmarão um termo de cooperação com o Estado em que se comprometem a providenciar os instrumentos locais para viabilização da competição, como locais dos jogos e de alojamentos para as delegações e ainda organização do cerimonial de abertura. 

A homologação das sedes dos Jogos Escolares da Juventude será feita na primeira quinzena de março. Outras informações: (65) 3613-4949.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet