Notícias / Agricultura

13/02/19 às 16:55 / Atualizada: 13/02/19 às 17:03

Piscicultura praticada em tanques suspensos oferece diversas vantagens

Assessoria Senar

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Piscicultura praticada em tanques suspensos oferece diversas vantagens

Foto: Canal Rural

O sistema com tanques suspensos destaca-se não só pelas altas taxas de produtividade, mas principalmente por apresentar características únicas que facilitam o manejo. Dentre elas, o aumento de taxas de conversão alimentar, redução de perdas, e principalmente a quebra de paradigmas de safra na aquicultura. Com tanques suspensos é possível dimensionar os módulos por produtividade constante, garantindo oferta durante o ano todo, e não apenas em uma ou duas safras por ano.

O ambiente permite a visualização e o manejo de todo o lote confinado, controle preciso e individualizado, facilitando a realização de biometria para a correta oferta de alimentação, evitando problemas com baixa ou alta oferta de ração por indivíduo. O sistema de confinamento de peixes em tanques suspensos afasta predadores como o morcego, ratos, aves, ariranha, jacaré, parasitas, contaminantes e invasores microscópicos. O módulo de confinamento inibe possíveis furtos da produção.



Além disso também permite o controle da qualidade e temperatura da água e do ambiente do confinamento, pois os tanques são montados dentro de estufas e a água circula por um sistema hidráulico individualizado, impedindo seu contato com o solo ou qualquer outro meio que possa alterar as características físico/químicas da água dos tanques. Outro ponto positivo é a ‘despesca’. O processo de preparo e insensibilização dos peixes que serão enviados para o abate pode ser feito dentro do próprio tanque suspenso.

O tanque pode ser circular, quadrado ou retangular. O abastecimento de água nos tanques é sempre por derivação. Assim, água pode vir de: uma nascente, outro curso de água principal, um canal de irrigação ou um açude, com a água conduzida através de canais abertos ou tubulados. Pode ser, também, através de bombas de água. Ou seja, tanto na entrada quanto na saída, a água é controlada.

 
tanque suspenso 1Benefícios

– Seis vezes mais peixes que no sistema convencional.
– Ambiente mais saudável.
– Tamanho mais uniforme do produto final.
– Permite ao produtor dimensionar a produtividade.
– Menor consumo de água, de risco sanitário, de demanda de água e descarte de afluentes.
– Maior controle de produção
– Praticidade na limpeza e produção agregada


tanque suspenso 2

Cuidados que o produtor precisa ter na hora de escolher os tanques
– Atenção para o espaço disponível
– Disponibilidade da água
– Escolha certa do método de produção
– Cuidado com a cor interna do tanque
– Ter o objetivo de uso do tanque bem definido

Fonte: Ecofarm
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Virginia Mendes

Mulher, Juntas podemos mais!

Neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher -, quero, inicialmente, convidar a todos para olhar e escutar com mais carinho e atenção as mulheres que estão ao seu redor. Isso é algo que deve vir antes de...

 
 
 
 
Sitevip Internet