Notícias / Agricultura

10/02/19 às 10:40

Falta de chuva provoca queda de 20% na produção de soja em Goiás

Redução representa uma perda de mais de R$ 2 bilhões na safra 208/2019. Impacto deve afetar outros setores da economia.

Vitor Santana, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Falta de chuva provoca queda de 20% na produção de soja em Goiás

Foto: Soja Brasil

A falta de chuva nos meses de dezembro e janeiro pode provocar uma queda de até 20% na produção de soja em Goiás, segundo estimativa da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja). Essa redução representa uma perda de mais de R$ 2 bilhões na safra 2018/2019.
 
Veranico atingiu algumas regiões do estado desde a segunda quinzena de dezembro, mesmo período em quem que a lavoura de soja estava em pleno desenvolvimento. A tendência é a chuva continuar irregular até o final da primeira quinzena de fevereiro.
 
O produtor rural José Augusto Guerini sentiu o impacto da seca, mesmo que em menor escala. Ele tem 300 hectares plantados e, em cada um deles, está colhendo uma média de 58 sacas, sete a menos do que era esperado.
 
“Aqui é uma área de palhada de cana e com índice de matéria orgânica muito forte, então ainda conseguiu amenizar os 23 dias de sol”, disse.
 
O impacto da quebra da safra deve atingir outros setores produtivos. “Esse produto que deixou de ser colhido não vai ser transportado, não vai ser processado, comercializado, exportado, portanto, gerando prejuízo para toda sociedade”, disse o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Causa e efeito

         Reclamamos dos sofrimentos que nos alcançam de vez em quando e que nos tira a alegria. Muitas vezes são doenças graves com internações hospitalares. Nos questionamos...

 
 
 
 
Sitevip Internet