Notícias / Justiça

06/02/19 às 09:51 / Atualizada: 06/02/19 às 09:57

Barra do Garças/MT - PF e MPF combatem esquema de cobranças indevidas a prestadores de serviço na saúde indígena

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças/MT - PF e MPF combatem esquema de cobranças indevidas a prestadores de serviço na saúde indígena

Foto: Assessoria PRF

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quarta-feira (6/2) a Operação Blackmail, com o objetivo de reprimir esquema criminoso instalado no Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI) Xavante, localizado em Barra do Garças/MT. O grupo investigado agia por meio de intimidações e extorsões a trabalhadores contratados para prestar serviço no órgão.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades mato-grossenses de Pontal do Araguaia e Barra do Garças. Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças/MT.

Além dos mandados, a Justiça Federal também determinou a suspensão da função pública dos envolvidos, a proibição de ingressar na sede do DSEI e de manter contato com servidores e colaboradores que trabalham na sede do distrito.

As investigações tiveram início em outubro de 2018, a partir da entrega ao MPF de uma denúncia formulada por uma enfermeira. A profissional havia sido contratada pelo subsistema de saúde indígena, no qual ela relatou que foi coagida a pagar propina para que permanecesse no cargo. Como ela não realizou os pagamentos, passou a sofrer assédio moral para que pedisse demissão.

Depoimentos de outros funcionários apontaram que esta não foi a primeira vez que fato semelhante ocorre. Além disso, afirmaram que os investigados exigem a contratação de pessoas para as funções de prepostos e de empregados das prestadoras de serviço.

Os investigados poderão responder criminalmente por associação criminosa, concussão e extorsão, crimes previstos no Código Penal, bem como pela violação da Lei de Improbidade Administrativa.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Os servidores de Deus e a hora presente

Atravessamos um momento de transformação no mundo, radical e turbulento sob muitos aspectos, o que exige de nós capacidade superior no enfrentamento de obstáculos de todos os matizes. Não me refiro a uma correria...

 
 
 
 
Sitevip Internet