Notícias / Justiça

06/02/19 às 09:51 / Atualizada: 06/02/19 às 09:57

Barra do Garças/MT - PF e MPF combatem esquema de cobranças indevidas a prestadores de serviço na saúde indígena

Assessoria PF

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Barra do Garças/MT - PF e MPF combatem esquema de cobranças indevidas a prestadores de serviço na saúde indígena

Foto: Assessoria PRF

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal deflagraram nesta quarta-feira (6/2) a Operação Blackmail, com o objetivo de reprimir esquema criminoso instalado no Distrito Sanitário de Saúde Indígena (DSEI) Xavante, localizado em Barra do Garças/MT. O grupo investigado agia por meio de intimidações e extorsões a trabalhadores contratados para prestar serviço no órgão.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nas cidades mato-grossenses de Pontal do Araguaia e Barra do Garças. Os mandados foram expedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças/MT.

Além dos mandados, a Justiça Federal também determinou a suspensão da função pública dos envolvidos, a proibição de ingressar na sede do DSEI e de manter contato com servidores e colaboradores que trabalham na sede do distrito.

As investigações tiveram início em outubro de 2018, a partir da entrega ao MPF de uma denúncia formulada por uma enfermeira. A profissional havia sido contratada pelo subsistema de saúde indígena, no qual ela relatou que foi coagida a pagar propina para que permanecesse no cargo. Como ela não realizou os pagamentos, passou a sofrer assédio moral para que pedisse demissão.

Depoimentos de outros funcionários apontaram que esta não foi a primeira vez que fato semelhante ocorre. Além disso, afirmaram que os investigados exigem a contratação de pessoas para as funções de prepostos e de empregados das prestadoras de serviço.

Os investigados poderão responder criminalmente por associação criminosa, concussão e extorsão, crimes previstos no Código Penal, bem como pela violação da Lei de Improbidade Administrativa.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet