Notícias / Nacional

05/02/19 às 08:12

Deputado José Medeiros quer CPI para investigar demarcação da Marãiwatsédé

Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Deputado José Medeiros quer CPI para investigar demarcação da Marãiwatsédé

Medeiros acredita que não terá dificuldade de alcançar as 171 assinaturas necessárias para instaurar a CPI na Câmara.

Foto: Assessoria

A Câmara Federal pode ser palco de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo de demarcação da reserva indígena Marãiwatsédé/ Suiá Missú, efetivada entre 2012 e 2013, em Mato Grosso. A investigação foi proposta pelo deputado federal, José Medeiros (Pode), que argumentou, nesta segunda-feira (4), a necessidade de contraprovas e análises periciais dos laudos antropológicos que embasaram a retirada dos 165 mil hectares da posse de pequenos produtores rurais para transformar em terra indígena.

Medeiros acredita que não terá dificuldade de alcançar as 171 assinaturas necessárias para instaurar a CPI na Câmara. O deputado argumenta que a polêmica demarcação na divisa das bacias do Araguaia e Xingú, localizadas no nordeste mato-grossense, foi tratada de maneira ideológica por muitos representantes públicos ignorando os pareceres técnicos e jurídicos. Além disso, não foi levado em consideração o histórico das famílias que por décadas viviam e produziam na região.

“Infelizmente a pauta indígena foi pano de fundo para muita gente alimentar seu fanatismo ideológico durante os governos do PT. Órgãos como a Funai e o Ibama foram utilizados para isso. O que estamos defendendo é a reabertura do processo para que o Brasil tenha a certeza que todos os trâmites técnicos e jurídicos foram realmente respeitados ou se houve algum tipo de direcionamento. Queremos conhecer a robustez das informações colhidas, confirmar se foram verificadas e dar uma resposta a tantas famílias de pequenos produtores que viram seus entes se suicidarem em função da criação da reserva”, disse o parlamentar. Ele lembra ainda, que cerca de 30 pessoas morreram em função do conflito criado pelos órgãos públicos.

O deputado ressalta que não quer ser artífice de um “novo round” entre indígenas e produtores rurais, mas que considera uma irresponsabilidade, diante de tudo que se descobriu até agora dos governos anteriores, não revisar as deliberações como a Suiá-Missú para que o Brasil se livre de eventuais manchas históricas deixadas nos últimos anos. “Precisamos saber tudo que envolveu essa demarcação, inclusive se haviam interesses internacionais e a provável interferência de ong’s nacionais e internacionais. Sabemos muito bem que muitas organizações se escondem em causas sociais para servir a interesses econômicos ocultos. O que queremos é a verdade”, conclui Medeiros.

comentar3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rogério freitas stein, em 05/02/19 às 21:53

    Tenho certeza que essa desintrusão das pessoas desta terra foi totalmente irregular, vamos com certeza ver todas as famílias de volta para suas terras !!!

  • por Luis Gonzaga Domongues, em 05/02/19 às 17:22

    Esse analfabeto de todos tipos existentes além de envergonha o povo nordestino de onde ele vem, podemos afirmar que é um indivíduo sem nenhum conhecimento histórico do Brasil e do Mato Grosso. Ele é um simples policial rodoviário. Necessita estudar em uma boa Universidade brasileira. Esse cara deve ter origem em uma família pobre, mas de tão idiota, imbecil e desinformado que é fica defendendo a elite escravocrata. Burro.........

  • por LEANDRO, em 05/02/19 às 08:26

    Eu aprovo a revisao daquelas terras da suia-missu pq o povo foi muito desrespeitados ... ter suas terras tomadas de forma tao desumanas ....

 
 
 
Sitevip Internet