Notícias / Luto

30/01/19 às 14:19

Tragédia em Brumadinho - 84 mortes foram confirmadas até agora; 276 estão desaparecidos

Buscas são retomadas pelo 6º dia em Brumadinho. Vale diz que vai doar R$ 100 mil a famílias de vítimas da tragédia e que dinheiro estará disponível em três dias.

G1/Rede Globo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Tragédia em Brumadinho - 84 mortes foram confirmadas até agora; 276 estão desaparecidos

Bombeiros seguem buscas por vítimas e desaparecidos no Parque das cachoeiras, em Bumadinho, onde alguns corpos foram encontrados após rompimento de barragem da Vale

Foto: Carlos Eduardo Alvim

As buscas às vítimas do rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, foram retomadas pouco antes das 7h desta quarta-feira (30). O 6º dia de buscas deve ser de trabalho mais intenso, já que a lama está mais seca e, agora, as equipes de resgate podem usar equipamentos mais pesados, como escavadeiras.
 
Mais corpos foram encontrados na região do Parque das Cachoeiras, mas o número oficial ainda não foi informado pelas autoridades.
 
Dos 84 mortos confirmados até agora, 51 já foram identificados, segundo a Defesa Civil de Minas Gerais. Há ainda 276 desaparecidos, entre eles 106 funcionários da Vale e 170 terceirizados ou moradores da região de Brumadinho.
 
Neste 6º dia, as buscas são feitas em todos os pontos atingidos pela lama. Ao todo, 15 helicópteros são usados pelas equipes de resgate. São 320 militares brasileiros que trabalham nas buscas, incluindo reforços de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas e Maranhão. Também são esperadas tropas de Santa Catarina e do Espírito Santo.
 
A equipe enviada pelo governo de Israel deve seguir nos trabalhos até a sexta-feira (1º).
 
Em entrevista no início da tarde desta quarta-feira, o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Aihara, afirmou que a população não precisa se preocupar com o risco de intoxicação.
 
Militares israelenses trabalham próximo ao local em que ficava o refeitório da Vale — Foto: Raphael Singer
Militares israelenses trabalham próximo ao local em que ficava o refeitório da Vale — Foto: Raphael Singer
 
A barragem 6, que transbordou após o rompimento da barragem 1, é monitorada 24 horas por dia. Segundo a Defesa Civil, apesar de não haver risco de rompimento, há a necessidade de que a população seja informada sobre um plano de contingência.
 
Segundo o tenente Pedro Aihara, em razão da acomodação do relevo da área, a barragem é esvaziada para eliminar a possibilidade de uma nova tragédia.
 
A barragem tem cerca de 110 mil litros de água, mas o nível pode aumentar em decorrência de chuvas e aquíferos que desaguam nela. Por isso a água é bombeada para fora da barragem, principalmente durante a noite, quando não há militares trabalhando em área de lama.
 
Depoimentos
 
Nesta quarta-feira, Luis Carlos Ferreira, delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, afirmou que cinco pessoas resgatadas da lama com vida devem prestar depoimento sobre o rompimento da barragem. Ele não afirmou, no entanto, quando e nem onde essas pessoas serão ouvidas.
 
Ainda de acordo com o delegado Ferreira, os corpos resgatados da lama estão chegando ao Instituto Médico Legal (IML) em estado avançado de decomposição. Por isso, a identificação é feita prioritariamente por meio de arcadas dentárias e exames de DNA.
 
Doação da Vale
 
As famílias de vítimas da tragédia vão receber R$ 100 mil da Vale, independente de eventuais indenizações. Em entrevista na manhã desta quarta-feira, Sérgio Leite, porta-voz do Comitê de Respostas Imediatas da empresa, afirmou que este valor é por vítima. Ou seja, famílias que perderam mais de um parente receberão proporcionalmente.
 
Segundo ele, o dinheiro deve estar disponível nos próximos três dias. As famílias que têm direito à doação devem ir a um dos postos de atendimento criados pela Vale, a Estação de Conhecimento e o Centro Comunitário de Feijão, a partir das 14h da quinta-feira (31). Além destes dois pontos, a mineradora diz que criou um canal de atendimento telefônico para tirar dúvidas das famílias de vítimas da tragédia.
 
Buscas e homenagens
 
Na noite de terça-feira, parentes e amigos fizeram homenagens às vítimas. Eles acenderam velas e rezaram em Brumadinho.
 
Durante o dia, o Corpo de Bombeiros concentrou as buscas na área onde eles acreditam estar o refeitório da Vale. Cerca de 100 militares trabalharam na área e encontraram dois corpos, além de botijões de gás usados no refeitório da mineradora. Na área em que um ônibus soterrado foi localizado, outros 30 militares trabalharam.
 
Cerca de 80 bombeiros devem reforçar equipes e 400 PMs que vieram reforçar a segurança na cidade já estão trabalhando desde a madrugada.
 
Oitenta bombeiros devem chegar a Brumadinho nesta quarta (30)
 
No quinto dia de buscas, nenhuma vítima foi encontrada com vida, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, tenente Pedro Aihara. Segundo ele, desde sábado (26) não são achados sobreviventes. "[Nos próximos dias] A possibilidade de encontrar pessoas com vida é muito pequena", disse o porta-voz.
 
Caminho da lama: veja por onde passaram os rejeitos da barragem rompida em Brumadinho (MG)  — Foto: Betta Jaworski e Alexandre Mauro/G1
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet