Notícias / Policial

30/01/19 às 14:03 / Atualizada: 31/01/19 às 17:25

Vídeo - PF cumpre 61 mandados em MT, MS e GO em operação por suposta fraude na prefeitura de Confresa

Os alvos estão em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia (GO) e Dourados (MS).

Redação ÁguaBoaNews com G1/Globo

Imprimir Enviar para um amigo
Vídeo - PF cumpre 61 mandados em MT, MS e GO em operação por suposta fraude na  prefeitura de Confresa

Foto: Internauta

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (30), uma operação para apurar um suposto esquema de desvio de recursos federais da Prefeitura de Confresa. Ao todo, estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão na Operação Tapiraguaia. Ver vídeo no final do texto.
 
Os alvos estão em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte, Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia (GO) e Dourados (MS).
 
As investigações tiveram início em 2017, a partir de fiscalizações realizadas pela Controladoria-Geral da União (CGU).
 
À época, foram alvos da investigação contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016.
 
Segundo a PF, empresas contratadas pela prefeitura através de direcionamento recebiam pagamentos superfaturados sob condição de pagamento de propina a servidores.
 
Após quebra do sigilo bancários dos investigados, a estimativa é que o prejuízo seja de R$ 4,5 milhões.
 
Além dos mandados, a PF cumpre a suspensão da função pública de servidores, sequestro de bens, valores e imóveis dos investigados.
 
De acordo com PF, investigados estão proibidos de ter acesso à Prefeitura de Confresa.
 
Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios.
 
Leia a íntegra das informações disponibilizadas pela Polícia Federal:

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), deflagrou a Operação Tapiraguaia, com o objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais na Prefeitura Municipal de Confresa/MT.
 
Estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte, todas em Mato Grosso, e em Goiânia/GO e Dourados/MS.
 
Além dos mandados, a PF também cumpre a suspensão da função pública de agentes públicos, sequestro de bens, valores e imóveis dos envolvidos, além da proibição de acesso ou frequência à Prefeitura Municipal de Confresa/MT e de contratar com a Administração Pública.
 
Participam da ação cerca de 200 policiais e 14 servidores da CGU. Os mandados foram concedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças/MT.
 
As investigações tiveram início em 2017, a partir de fiscalização realizada pela CGU em contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016.
 
Com o avanço das investigações, apurou-se que as empresas contratadas pela Prefeitura Municipal de Confresa/MT, por meio de montagem de processos e direcionamento da contratação, recebiam os pagamentos superfaturados e em seguida transferiam parte dos recursos para agentes públicos da prefeitura e para terceiros vinculados a esses agentes.
 
A PF realizou quebra do sigilo bancário dos investigados, apurando que o prejuízo à União até o momento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões.
 
Os investigados irão responder por organização criminosa, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios.

Operação Tapiraguaia
 
A operação recebeu o nome de “Tapiraguaia” tendo em vista esta ser a primitiva denominação do atual município de Confresa. É a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, designação de nomes de dois rios da região norte mato-grossense.

 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet