Notícias / Agricultura

30/01/19 às 10:50

Sudoeste do MT recebe técnicos do Rally da Safra para avaliação das lavouras de soja precoce

Técnicos vão a campo com colheita em andamento; expectativa é que o clima irregular possa ter provocado problemas nas áreas mais arenosas

Carol Silveira Assessoria de Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Sudoeste do MT recebe técnicos do Rally da Safra para avaliação das lavouras de soja precoce

Rally da Safra 2019

Foto: Giovane Rocha

O Rally da Safra, principal expedição técnica privada sobre a safra de grãos no Brasil, chega ao Sudeste do Mato Grosso nesta quinta-feira, dia 31. Os técnicos avaliarão as lavouras de soja precoce nas regiões de Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde e Jaciara, entre outros, finalizando essa etapa dia 2 de fevereiro em Cuiabá. Organizada pela Agroconsult,  a expedição deve percorrer mais de 100 mil quilômetros neste ano. A área avaliada pelos técnicos corresponde a 95% da produção de soja e 72% de milho no País. A previsão pré-Rally da Safra brasileira é de 117,6 milhões de toneladas de soja, a ser confirmada pelos técnicos em campo.

“Os relatos de produtores do Sudeste do Estado apontam para uma produtividade dentro da expectativa, apesar de já termos identificado que em algumas regiões mais arenosas há perdas em função do clima quente e seco em dezembro. Ao longo da próxima semana, o Rally  percorrerá essa região e conseguirá dimensionar melhor o seu potencial produtivo”. afirma André Debastiani, coordenador da Equipe 3.

De acordo com Debastiani, os técnicos já avaliaram a região do Médio-Norte e o Oeste do Estado, confirmando a expectativa inicial de um potencial produtivo pouco abaixo do ano passado. Entre as razões que justificam a baixa produtividade está a alta nebulosidade ao longo do mês de novembro que afetou em especial o peso dos grãos.
 
Equipes em campo

Nesta 16ª edição do Rally serão 12 equipes em campo, das quais nove avaliarão as lavouras de soja até o mês de março. Outras três irão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento acontecerá nos 14 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Rondônia e Pará.
 
Além das avaliações em campo, a expedição fará dez eventos regionais e encontros com produtores para debater as condições da safra brasileira. A expedição estima percorrer mais de 95 mil quilômetros neste ano.
 
Os trabalhos em campo começaram com a Equipe 1 no dia 14 de janeiro em Sinop/MT. Os técnicos percorreram o Médio-Norte e Oeste do estado do Mato Grosso até 19 de janeiro, coletando informações da soja de ciclo precoce.
 
A Equipe 2 visitou as regiões Norte e Oeste do Paraná entre 21 e 23 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar em Campo Grande/MS, finalizando esta etapa no dia 26 de janeiro.
 
Os técnicos da Equipe 4 retornam ao Mato Grosso entre os dias 04 e 08 de fevereiro, visitando às regiões Médio-Norte (Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso) e Oeste (Campo Novo do Parecis, Sapezal), chegando até Rondônia para avaliar as lavouras de ciclo médio/tardio.
 
Na sequência, entre os dias 11 e 14 de fevereiro, a Equipe 5 seguirá para o Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado, e irá também até o Pará.
 
A Equipe 6 estará em São Paulo entre os dias 17 e 19 de fevereiro e nos dias 20 e 21 no Paraná. O Tocantins receberá a Equipe 7 nos dias 23 e 24 de fevereiro. Entre 25 e 28 de fevereiro, os técnicos estarão em Minas Gerais e Goiás.
 
A Equipe 8 avaliará lavouras de soja no Nordeste e Norte do Brasil avaliando lavouras nas regiões do Oeste da Bahia, Sul do Piauí, Maranhão e Tocantins entre os dias 11 e 16 de março.
 
 A expedição permanecerá no Sul até de 18 a 23 de março com a Equipe 9 visitando áreas no Oeste de Santa Catarina e nas regiões do Planalto e Missões do Rio Grande do Sul.
 
Nesta edição, outras três equipes avaliarão o milho segunda safra entre os dias 06 de maio e 07 de junho no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná.
 
Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2019 chega à 16ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Corteva Agriscience, OCP, VLI, Amarok / Volkswagen,  com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, WebMotors, Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal do Mato Grosso.
 
 
EQUIPE 3  
DATA MUNICÍPIO UF OBSERVAÇÃO
27/jan dom Campo Grande MS Concentração da Equipe
28/jan seg Chapadão do Sul /Jataí MS/GO Pernoite
29/jan ter Rio Verde GO Pernoite
30/jan qua Mineiros GO Pernoite
31/jan qui Rondonópolis MT Pernoite
01/fev sex Primavera do Leste MT Pernoite
02/fev sáb Cuiabá MT Final da Etapa
  • Sudoeste do MT recebe técnicos do Rally da Safra para avaliação das lavouras de soja precoce

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet