Notícias / Justiça

25/01/19 às 15:53

Áreas de Reserva Legal em assentamentos rurais são restauradas via parceria ISA, ARSX e produtores na região do Xingu

Cerca de 15 hectares receberam plantios de nativas e eucalipto em 2018

Tatiane Ribeiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Em mais um ano de parceria, o Instituto Socioambiental (ISA) e a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) viabilizaram o plantio para restauração florestal de áreas embargadas em assentamentos rurais do município de Querência. Em 2018 cerca de 15 hectares em quatro assentamentos diferentes foram implantadas com o plantio de muvuca.

¨Como são áreas de Reserva Legal onde são permitidos arranjos produtivos, utilizamos além do plantio direto de adubação verde e nativas, mudas de eucalipto para assim garantir opções de retorno econômico para o produtor, explica Valter Hiron, técnico de desenvolvimento socioambiental do ISA.

Os plantios fazem parte do projeto Amazônia Live, do Rock in Rio, que entre 2016 e 2017 plantou mais de um milhão de árvores no bioma Amazônia e neste ano deve gerar mais de meio milhão de árvores novas. O Fundo Brasileiro para Diversidade (Funbio) e a organização Conservação Internacional (CI) também fazem parte da parceria.

¨O nosso objetivo é que as áreas desses produtores sejam desembargadas, por isso não trabalhamos só com os plantios mas toda parte burocrática necessária. Nesse momento estamos esperando a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades para dar andamento ao processo¨, conta Valter.

 Os plantios foram realizados nos assentamentos Pingos D’água, São Manoel, Coutinho União e Brasil Novo em parceria com 15 produtores. Ao todo 1236 kg de sementes foram utilizadas de 56 espécies diferentes, com foco em espécies com maior retorno econômico como frutas e madeiras. ¨Durante o ano vamos acompanhar e fazer o monitoramento para saber os resultados do plantio.¨
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Paiva Netto

Os servidores de Deus e a hora presente

Atravessamos um momento de transformação no mundo, radical e turbulento sob muitos aspectos, o que exige de nós capacidade superior no enfrentamento de obstáculos de todos os matizes. Não me refiro a uma correria...

 
 
 
 
Sitevip Internet