Notícias / Justiça

25/01/19 às 15:53

Áreas de Reserva Legal em assentamentos rurais são restauradas via parceria ISA, ARSX e produtores na região do Xingu

Cerca de 15 hectares receberam plantios de nativas e eucalipto em 2018

Tatiane Ribeiro

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Em mais um ano de parceria, o Instituto Socioambiental (ISA) e a Associação Rede de Sementes do Xingu (ARSX) viabilizaram o plantio para restauração florestal de áreas embargadas em assentamentos rurais do município de Querência. Em 2018 cerca de 15 hectares em quatro assentamentos diferentes foram implantadas com o plantio de muvuca.

¨Como são áreas de Reserva Legal onde são permitidos arranjos produtivos, utilizamos além do plantio direto de adubação verde e nativas, mudas de eucalipto para assim garantir opções de retorno econômico para o produtor, explica Valter Hiron, técnico de desenvolvimento socioambiental do ISA.

Os plantios fazem parte do projeto Amazônia Live, do Rock in Rio, que entre 2016 e 2017 plantou mais de um milhão de árvores no bioma Amazônia e neste ano deve gerar mais de meio milhão de árvores novas. O Fundo Brasileiro para Diversidade (Funbio) e a organização Conservação Internacional (CI) também fazem parte da parceria.

¨O nosso objetivo é que as áreas desses produtores sejam desembargadas, por isso não trabalhamos só com os plantios mas toda parte burocrática necessária. Nesse momento estamos esperando a validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) das propriedades para dar andamento ao processo¨, conta Valter.

 Os plantios foram realizados nos assentamentos Pingos D’água, São Manoel, Coutinho União e Brasil Novo em parceria com 15 produtores. Ao todo 1236 kg de sementes foram utilizadas de 56 espécies diferentes, com foco em espécies com maior retorno econômico como frutas e madeiras. ¨Durante o ano vamos acompanhar e fazer o monitoramento para saber os resultados do plantio.¨

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet