Notícias / Justiça

05/10/15 às 22:01

Juíza manda Silval para o Centro de Custódia

Fernanda Escouto e Welington Sabino

Gazeta Digital

Imprimir Enviar para um amigo
A juíza Selma Rosane Santos Arruda, da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, revogou decisão dela própria que tinha autorizado a transferência do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) para o batalhão do Corpo de Bombeiros, na Capital. Entre os vários argumentos que embasam a decisão, a magistrada destaca a falta de estrutura no batalhão e a facilidade de fuga por não existir qualquer monitoramento. 

Com isso, ele será transferido para o Centro de Custódia de Cuiabá, local onde já ficaram presos outros políticos como o ex-presidente da Assembleia, José Riva (PSD) e o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes (PHS), também réus em ações penais acusados por corrupção.

Silval está preso no Corpo de Bombeiros, em Cuiabá, desde o dia 17 de setembro. Ele é acusado de chefiar um esquema de corrupção para cobrança de propina de empresários para concessão e manutenção de incentivos fiscais através do Programa de Desenvolvimento e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). O pedido de para transferir Silval do Batalhão dos Bombeiros para o Centro de Custódia partiu da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). A magistrada acatou o pedido.

Pesam contra o ex-governador a acusação de chefiar uma quadrilha que cobrava propina de empresários beneficiados como incentivos fiscais por meio do Programa de Desenvolvimento e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Ele, juntamente com os ex-secretários de Estado Marcel Souza de Cursi (Sefaz) e Pedro Nadaf (Casa Civil) foram presos presos na Operação Sodoma deflagrada no dia 15 de setembro com base nas investigações conduzidas pelo Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira).

Em sua decisão, Selma Rosane enfatizou que o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar não é local apropriado para custodiar nenhum peso, pelo menos se as instalações não forem adaptadas e o governo estadual não providenciar adequação do local às regras vigentes e aplicáveis a todos os presos provisórios. 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet