Notícias / Justiça

21/01/19 às 11:13

MPF pede a Moro medidas contra a violência e ameaças aos povos indígenas

Hora do Povo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
MPF pede a Moro medidas contra a violência e ameaças aos povos indígenas

Os Uru Eu Wau Wau, de Rondônia, estão sofrendo ataques dos madeireiros.

Foto: Mario Vilela - Funai

A Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, órgão do Ministério Público Federal (MPF), enviou um ofício ao Ministério da Justiça pedindo para que sejam tomadas medidas contra a violência e ameaças praticadas contra povos indígenas e invasão de terras demarcadas.

O documento relata ao Ministério da Justiça, agora sob o comando de Sérgio Moro, uma invasão por grileiros das Terras Indígenas (TI) Eru Eu Wau Wau, em Rondônia, e alerta sobre a possibilidade de agravamento da situação e, ainda, ameaça de morte aos indígenas Karipuna.

Além disso, há notícia sobre a descoberta de planos para atacar a região da TI Xavante Marãiwatsédé, em Mato Grosso, e outro contra os Guaranis da Ponta do Arado, na capital do Rio Grande do Sul. Os planos foram descobertos pelo Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).

A questão da regularização e demarcação das terras indígenas estava avançando de forma mais ou menos estável desde a Constituição de 1988. Porém, Jair Bolsonaro, antes mesmo de ser candidato à Presidência, já falava em tirar as terras destas comunidades. “No que depender de mim, não tem mais demarcação de terra indígena”, disse.

Em seu segundo dia de mandato transferiu a Funai, que é o órgão responsável pela demarcação e supervisionamento das terras indígenas, do Ministério da Justiça para o Ministério da Agricultura, comandado por Tereza Cristina, que foi da bancada ruralista na Câmara.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por luiz, em 21/01/19 às 11:30

    não é violência contra indígena, é saco cheio de pegar uma estrada e ter um bando de índios cobrando pedagio! armados e pintados! como se estivessem indo pra guerra e se e guerra que eles querem temos que está prontos também!

 
 
 
Sitevip Internet