Notícias / Policial

15/01/19 às 08:46 / Atualizada: 15/01/19 às 09:10

PF acionou Bolívia ao descobrir que pessoas ligadas a Battisti tinham ido para lá

Segundo a Divisão de Inteligência da Polícia Federal, amigos do italiano foram para a Bolívia antes mesmo de o ministro do Supremo Luiz Fux mandar prendê-lo.

Jornal Nacional

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
PF acionou Bolívia ao descobrir que pessoas ligadas a Battisti tinham ido para lá

PF acionou Bolívia ao descobrir que pessoas ligadas a Battisti tinham ido para lá

Foto: Divulgação Polícia da Bolívia

A Polícia Federal acionou as autoridades da Bolívia ao descobrir que pessoas ligadas a Cesare Battisti tinham viajado para lá antes mesmo de o ministro do Supremo Luiz Fux mandar prendê-lo.
 
A Divisão de Inteligência da Polícia Federal brasileira seguiu os passos de pessoas ligadas a Battisti e confirmou que elas estiveram em Santa Cruz de la Sierra, mesma cidade onde ele foi preso.
 
A PF disse descobriu que esse círculo próximo de Battisti chegou à cidade boliviana no início de dezembro, antes de o italiano ser considerado foragido. Os investigadores fizeram o que chamam de monitoramento pretérito, rastrearam os primeiros passos desses amigos de Battisti, que poderiam indicar os passos seguintes do italiano, o que se confirmou.
 
A PF alertou a polícia boliviana e esse dado subsidiou as buscas e a consequente captura de Battisti. A troca de informações também ocorreu no Centro de Cooperação Policial Internacional, que fica na Superintendência da PF do Rio, e conta com policiais bolivianos.
 
Trabalharam diretamente nessa operação o adido da Embaixada do Brasil em La Paz e um oficial de ligação que fica em Santa Cruz de la Sierra. Esses profissionais são a ponte que garante a cooperação internacional que ocorreu no caso da prisão do italiano.
 
A Polícia Federal já tinha prendido Battisti em outubro de 2017 por ter tentado entrar na Bolívia de forma ilegal.
 
A PF também levou isso em conta no monitoramento. Na época, ele tentou atravessar para o país vizinho em um táxi boliviano com US$ 6 mil e 1.300 euros em dinheiro vivo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet