Notícias / Cidades

21/12/18 às 21:55

FAB revela a Wellington estudo para base aérea em Rondonópolis

Assessoria via Boa Mídia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
FAB revela a Wellington estudo para base aérea em Rondonópolis

Foto: Agência Senado

Mato Grosso poderá receber uma base da Força Aérea Brasileira (FAB) – a primeira no Estado. Estudos do Estado-Maior da Aeronáutica indicam a necessidade da criação de uma Base Aérea em Rondonópolis. O anúncio foi feito pelo tenente-brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, comandante da Aeronáutica, durante café da manhã nesta sexta-feira, 21, com o senador Wellington Fagundes (PR), relator Setorial do Orçamento Geral da União para Justiça e Defesa.

Os estudos de viabilidade, de acordo com o tenente brigadeiro, levam em conta vários aspectos. Entre eles, a questão geográfica para realizações de tarefas que garantam a segurança do espaço aéreo brasileiro. A localização de Rondonópolis, de acordo com o comandante, “oferece condições adequadas dentro do mapa estratégico da FAB”.

“Uma base aérea representa muito para o desenvolvimento do Estado, sobretudo com vasta fronteira e imensas áreas não habitadas como é o caso de Mato Grosso. Faremos os esforços que forem necessários” – frisou o senador republicano observando que Mato Grosso tem mais de 903 mil km² e uma fronteira com 983 quilômetros com a Bolívia, além de se situar na região central do continente.


O comandante e oficiais do Estado-Maior receberam Wellington para um café da manhã


Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog), Wellington mostra a importância de promover uma melhor infraestrutura aeroportuária em Mato Grosso. O processo de privatização em bloco de cinco aeroportos mato-grossenses, que acontecerá no ano que vem, deverá representar um grande salto de qualidade no sistema. Ao mesmo tempo, permitir que haja investimentos em outros aeródromos, como da cidade de Cáceres.

Além dessa Base Aérea, o comandante da Aeronáutica destacou a importância que o Campo de Provas Brigadeiro Velloso, em Serra do Cachimbo, no Pará, na divisa com Guarantã do Norte, oferece à Mato Grosso, especialmente ao Nortão. Esse Campo de Provas é chamado de Base Aérea do Cachimbo. Os benefícios se darão como resultado do centro de pesquisas dedicado a transferência tecnológica prevista no projeto Gripen N, caça sueco de múltiplo emprego adquirido pelo Brasil. Trata-se de um programa de alta tecnologia que promoverá reflexos em toda a indústria nacional de defesa.
 
No encontro, Rossato enfatizou a importância de Mato Grosso face à segurança nacional e voltou a ressaltar a localização estratégica do Estado, e de sua forte influência sobre a economia nacional, por meio de destacada produção agropecuária, mineral e recursos hídricos. Ainda dentro da área de segurança, observou a relação área territorial imensa versus população ainda pequena.

No encontro, o comandante também agradeceu o empenho e a forma de trabalho do senador Wellington na relatoria setorial do Orçamento. Segundo ele, houve completa interação entre a disponibilidade orçamentária e a definição das prioridades da Aeronáutica. “Agradeço o trabalho que Vossa Excelência executou em prol da Aeronáutica como relator setorial do Orçamento para 2019” – finalizou.


 
Redação com Assessoria 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet