Notícias / Água Boa

21/12/18 às 11:17 / Atualizada: 21/12/18 às 11:31

Hortaterapia na Unidade CAPS I Vida Nova

Carolina Silva Hamú Mendanha *

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Hortaterapia na Unidade CAPS  I Vida Nova

Foto: Assessoria

Sabe-se que uma das formas de reabilitação e inserção social é o trabalho. Desse modo, o desenvolvimento de atividades manuais relacionadas ao cultivo de plantas para a alimentação e uso medicinal tem sido utilizado como ação complementar no tratamento e melhoria da qualidade de vida de muitos pacientes. Tendo em vista todas as vantagens e visando o bem-estar dos clientes, a unidade CAPS I Vida Nova de Água Boa/MT juntamente com a Secretaria de Saúde implantaram a hortaterapia como parte das oficinas de terapia ocupacional.,

Essas oficinas se desenvolvem em grupos e incluem portadores de transtornos mentais severos e persistentes, bem como os portadores de transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

As oficinas terapêuticas por meio da formação de hortas surgem em um processo que visa restabelecer a cidadania da pessoa em tratamento, por meio da desconstrução do modelo asilar de atenção à saúde mental. Dessa forma elas passam a exercer papel tanto como elemento terapêutico quanto como promotoras de reinserção social, por meio de ações que envolvem o trabalho, a criação de um produto, além de maior autonomia do sujeito.

O projeto é supervisionado pelo profissional terapeuta ocupacional, mais a participação da equipe multidisciplinar, tendo em vista que cada profissional pode identificar diferentes necessidades que auxiliam a  traçar o  plano terapêutico de cada paciente e assim contribui para a reabilitação psicossocial de cada indivíduo inserido na oficina proporcionando melhor qualidade de vida.   
  
 Na horta os pacientes cultivam hortaliças como: alface, couve, rúcula, quiabo, batata doce, jiló entre outros. Todas elas sem uso de agrotóxicos e com a utilização de compostagem. Os pacientes inseridos, de acordo com o perfil, se beneficiam dos alimentos colhidos bem como aprendem técnicas de higienização dos alimentos.

* Carolina Silva Hamú Mendanha é Terapeuta Ocupacional da unidade CAPS I Vida Nova.

 
  • Hortaterapia na Unidade CAPS  I Vida Nova
  • Hortaterapia na Unidade CAPS  I Vida Nova
  • Hortaterapia na Unidade CAPS  I Vida Nova
  • Hortaterapia na Unidade CAPS  I Vida Nova

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet