Notícias / Concursos e Seleções

20/12/18 às 13:11 / Atualizada: 20/12/18 às 20:11

Confresa/MT - O maior município do Norte Araguaia comemora 27 anos de emancipação política e administrativa

Confresa vive um momento de crescimento econômico com bons investimentos públicos.

Agência da Notícia

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Confresa/MT - O maior município do Norte Araguaia comemora 27 anos de emancipação política e administrativa

Foto: Agência da Notícia

O município de Confresa está de aniversário hoje, dia vinte de dezembro. São vinte e sete anos de emancipação política e administrativa do maior município do Norte Araguaia.

História que começou embaixo de barracões de lona de um assentamento improvisado, que aos poucos se tornou o maior assentamento da reforma agrária de Mato Grosso e por fim em uma das mais importantes cidades do estado.

Maior produtora de leite, com agricultura familiar pulsante e espaço para o agronegócio. 

Confresa vive um momento de crescimento econômico com bons investimentos públicos. Tem a única sede de um instituto federal na região, atendendo mais de mil alunos com ensino integrado, conta com escola militar, mas que ainda traz grandes desafios a serem superados, principalmente na saúde pública.

Mas que ninguém duvide do povo que construiu uma cidade com os braços, a força e a esperança, jogados pelo governo ao relento.

Fundação

A Primeira denominação do núcleo de povoação que originou o município de Confresa foi Vila Tapiraguaia, uma fusão dos termos Tapirapé e Araguaia. Tratava-se de referência geográfica aos Rios Tapirapé e Araguaia, tributários formadores da Bacia do Tocantins.O termo Confresa é referência à Colonizadora Frenova Sapeva. Esta empresa era proprietária das Fazendas Reunidas Nova Amazônia, que abrangiam inúmeras propriedades agropecuárias, além de uma destilaria. Atualmente a empresa denomina-se Frenova Agropecuária Ltda. A Colonizadora Confresa era dirigida por José Carlos Pires Carneiro e José Augusto Leite de Medeiros, mineiros estabelecidos em São Paulo. Vislumbraram, na década de setenta, o surgimento de uma cidade na região. Com o passar dos tempos, a Vila Tapiraguaia foi mudando de nome. As pessoas chamavam o local de Confresa, numa alusão à colonizadora, consolidando essa denominação, que posteriormente foi acatada oficialmente.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Confresa, pela lei municipal n.º 92, de 17-04-1990, subordinado ao município de Santa Terezinha. Elevado à categoria de município com a denominação de Confresa, pela lei estadual nº 5908, de 20-12-1991, desmembrado dos municípios de Santa Terezinha, Luciara e Porto Alegre do Norte. Sede no atual distrito de Confresa (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Pela lei nº 76, de 19-03-1997, é criado o distrito de Veranópolis e anexado ao município de Confresa. Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Confresa e Veranópolis. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009. 20 de dezembro de 1991(26 anos).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Curso para Agentes da Pastoral da Ecologia

A Pastoral da Ecologia Integral da Arquidiocese de Cuiabá vai promover mais um Curso para a formação de Agentes, multiplicadores, a ser realizado nos dias 26 de Maio, 02 e 16 de Junho, no Auditório da Livraria Paulinas...

 
 
 
 
Sitevip Internet