Notícias / Justiça

19/12/18 às 15:37 / Atualizada: 19/12/18 às 15:48

Gleisi: decisão de Marco Aurélio restabelece direito constitucional de Lula

Brasil 247

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Gleisi: decisão de Marco Aurélio restabelece direito constitucional de Lula

Foto: Brasil 247

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, deram entrevista coletiva na tarde desta quarta-feria, 19, após a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, que mandou libertar todos as pessoas que foram presas após condenação em segunda instância, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Segundo Gleisi, a decisão resgata a constitucionalidade. "A decisão do ministro Marco Aurelio restabelece o preceito constitucional. Já tomamos todas as medidas judiciais cabíveis para a soltura do ex-presidente e estamos acompanhando de perto o desenrolar na vara de execuções penais", disse Gleisi. "Achamos que com isso a Justiça deve ser feita no Brasil. 

Nós estamos falando da decisão de um ministro do STF que tem uma ação em suas mãos há bastante tempo, portanto acreditamos que é uma decisão amadurecida. Como ele disse, o Supremo não poderia encerrar o ano sem ter uma decisão de uma matéria da relevância como esta", afirmou a presidente do PT. 

O deputado Paulo Pimenta destacou que a decisão do ministro do STF é muito clara. "Nenhum brasileiro pode ser considerado culpado enquanto ele não tiver uma sentença transitada em julgada. Qualquer outra interpretação diferente desta, é uma fronta ao poder originário do constituinte", disse Pimenta. 

A defesa do ex-presidente Lula entrou há pouco com um pedido de liberdade na Justiça Federal em Curitiba. A questão será analisada pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba. Os advogados solicitam a expedição imediata de um álvara de soltura e a dispensa do exame de corpo de delito.

Lula é mantido como preso político desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação no caso confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão ao ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal do caso do triplex do Guarujá (SP).


Assista à entrevista abaixo...
 

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet