Notícias / Justiça

19/12/18 às 15:37 / Atualizada: 19/12/18 às 15:48

Gleisi: decisão de Marco Aurélio restabelece direito constitucional de Lula

Brasil 247

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Gleisi: decisão de Marco Aurélio restabelece direito constitucional de Lula

Foto: Brasil 247

A presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, deram entrevista coletiva na tarde desta quarta-feria, 19, após a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, que mandou libertar todos as pessoas que foram presas após condenação em segunda instância, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Segundo Gleisi, a decisão resgata a constitucionalidade. "A decisão do ministro Marco Aurelio restabelece o preceito constitucional. Já tomamos todas as medidas judiciais cabíveis para a soltura do ex-presidente e estamos acompanhando de perto o desenrolar na vara de execuções penais", disse Gleisi. "Achamos que com isso a Justiça deve ser feita no Brasil. 

Nós estamos falando da decisão de um ministro do STF que tem uma ação em suas mãos há bastante tempo, portanto acreditamos que é uma decisão amadurecida. Como ele disse, o Supremo não poderia encerrar o ano sem ter uma decisão de uma matéria da relevância como esta", afirmou a presidente do PT. 

O deputado Paulo Pimenta destacou que a decisão do ministro do STF é muito clara. "Nenhum brasileiro pode ser considerado culpado enquanto ele não tiver uma sentença transitada em julgada. Qualquer outra interpretação diferente desta, é uma fronta ao poder originário do constituinte", disse Pimenta. 

A defesa do ex-presidente Lula entrou há pouco com um pedido de liberdade na Justiça Federal em Curitiba. A questão será analisada pela juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal em Curitiba. Os advogados solicitam a expedição imediata de um álvara de soltura e a dispensa do exame de corpo de delito.

Lula é mantido como preso político desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação no caso confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão ao ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal do caso do triplex do Guarujá (SP).


Assista à entrevista abaixo...
 
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

Ande lega! Direitos e deveres de quem anda de Bicicleta

No Brasil e não seria diferente no Município de Agua Boa, cada vez mais as bicicletas são usadas como um meio alternativo de transporte. Andar de bicicleta é uma atividade que tem encontrado cada vez mais adeptos na...

 
 
 
 
Sitevip Internet