Notícias / Justiça

15/12/18 às 17:15

Delegado diz que negocia com defesa de João de Deus para que ele se entregue, mas ainda não há prazo

Para MP-GO, médium já é considerado foragido da Justiça. Ele teve prisão decretada na sexta após mais de 300 relatos de abuso sexual, mas nega os crimes. Polícia faz buscas e diz que líder religioso não deve se apresentar até as 20h.

Brenda Freitas, Raquel Morais e Murillo Velasco, TV Anhanguera e G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Delegado diz que negocia com defesa de João de Deus para que ele se entregue, mas ainda não há prazo

O médium João de Deus, que teve prisão decretada após relatos de de abuso sexual

Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão Conteúdo

O delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, afirmou que a corporação segue negociando com a defesa de João de Deus para que ele se entregue. O médium teve a prisão decretada na sexta após mais de 300 relatos de abuso sexual. Ele sempre negou as acusações. Para o Ministério Público Estadual de Goiás (MP-GO), o líder religioso é considerado foragido da Justiça (veja nota abaixo).
 
O investigador afirmou que, apesar da negociação, a prisão de João de Deus não deve ocorrer até as 20h, prazo que havia sido estabelecido anteriormente para a apresentação do médium.
 
De acordo com o delegado, João de Deus, diferente do entendimento do MP-GO, não é considerado foragido, pois não há prazo no mandado de prisão para que ele se entregue e porque existe a negociação com a defesa para o cumprimento da ordem. Na sexta, ele havia dito que esperava que isso ocorresse até o meio-dia deste sábado.
 
Ao G1, o advogado do médium, Alberto Toron, disse, às 15h18 deste sábado, que não entrou com nenhum pedido de habeas corpus e que não há horário definido para que João de Deus seja apresentado. "Não entrei com o HC [habeas corpus] ainda. Só segunda-feira. Ele [João de Deus] irá se apresentar espontaneamente considerem-no foragido ou não", disse.
 
Sobre o horário da apresentação ele respondeu: "Vamos ver. Não posso falar".
 
“Para a Polícia Civil do Estado de Goiás, só falta definir o horário e o local. [Sobre horário] Aí eu não posso te definir, vai depender mais do contato que nós vamos fazer, mais no início da noite”, afirmou à TV Anhanguera.
 
Ainda segundo Fernandes, equipes seguem procurando pelo médium independentemente das negociações. “Apesar disso, temos equipes procurando. Tem equipe aí que está bem distante, viu?”.
Questionado se a apresentação poderia acontecer antes das 20h, ele declarou: “Não, não acontece de jeito nenhum.”
 
Mais cedo, o advogado Alberto Toron, havia dito que o médium irá se entregar às autoridades, mas que não podia dizer quando nem onde. Em entrevista ao Jornal Hoje, o defensor declarou que deve entrar com pedido de habeas corpus na segunda. Até a noite de sexta-feira (14), os policiais já tinham procurado João de Deus em mais de 20 endereços, mas não conseguiram encontrá-lo.
 
A força-tarefa do Ministério Público divulgou que já recebeu 335 mensagens e contatos por telefones de mulheres que denunciam o médium por abuso sexual. Os relatos chegaram de pessoas de seis países diferentes, além de 13 estados do Brasil e o Distrito Federal.
 
MP-GO diz que João de Deus é foragido
 
"A Força-Tarefa que atua no caso de Abadiânia informa que o senhor João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, passou a ser considerado foragido, pois as diligências de localização em todos os seus endereços resultaram negativas e o comparecimento espontâneo não ocorreu nas 24 horas seguintes à ordem de prisão, a despeito das tentativas de negociação com a defesa. Assim, poderá ser preso por qualquer autoridade policial brasileira ou estrangeira, com auxílio da Interpol, caso saia do país. O mandado de prisão está inserido no BNMP.

Acrescenta, em face das declarações públicas de um dos advogados de defesa, que não negou acesso ao Procedimento de Investigação Criminal. Ao contrário. Houve despacho deferindo o pedido, mas, até o momento, o requerente não procurou o Ministério Público para retirar cópia dos autos, não obstante tentativas de contato" (Nota divulgada pelo MP-GO).

Médium João de Deus atende na Casa Dom Inácio Loyola pela 1ª vez após denúncias de abuso sexual, em Goiás — Foto: Murillo Velasco/ G1
Médium João de Deus atende na Casa Dom Inácio Loyola pela 1ª vez após denúncias de abuso sexual, em Goiás — Foto: Murillo Velasco/ G1
 
Festa de Natal
 
Com mandado de prisão em aberto, João de Deus não compareceu à festa de Natal para crianças em que participa todo ano vestido de Papai Noel. A festa é organizada pela Casa da Sopa, braço social da Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia, e ocorre é feita há pelo menos 15 anos. Nela, são montados brinquedos infláveis para as crianças, que também ganham presentes e podem almoçar no local.
 
"É a festa das crianças que seu João faz todo ano. Ele sempre foi o Papai Noel, mas esse ano ele deixou de vir e um voluntário da casa vestiu a fantasia e o substituiu", disse o administrador, Chico Lobo, ao G1.
 
Ana Keyla Teixeira, mulher de João de Deus, discursa durante festa de Natal em Goiás — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
Ana Keyla Teixeira, mulher de João de Deus, discursa durante festa de Natal em Goiás — Foto: TV Anhanguera/Reprodução
 
A esposa de João de Deus - que inclusive fez a abertura do evento - e alguns dos filhos do médium também estiveram presentes.
 
Última visita à Casa
 
Na manhã de quarta-feira, João de Deus compareceu à Casa Dom Inácio de Loyola, onde realiza os trabalhos espirituais, pela primeira vez desde que as denúncias vieram à tona. Durante os poucos minutos que ficou no local, ele disse que era inocente e que confiava na Justiça de Deus e dos homens.
 
“Meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs, agradeço a Deus por estar aqui. Ainda sou irmão de Deus, mas quero cumprir a lei brasileira porque estou na mão da lei brasileira. João de Deus ainda está vivo. A paz de Deus esteja convosco”, diz João de Deus.
 
A assessora de imprensa do religioso, Edna Gomes, afirmou, após as declarações, que o médium era inocente, mas que as denúncias eram graves e deveriam ser apuradas.
 
Denúncias
 
O jornal "O Globo", a TV Globo e o G1 publicaram nos últimos dias relatos de dezenas de mulheres que se sentiram abusadas sexualmente pelo médium. Não se trata de questionar os métodos de cura de João de Deus ou a fé de milhares de pessoas que o procuram.
 
O MP-GO e Polícia Civil investigam, de forma independente, a suspeita de crimes sexuais desde segunda-feira (10), depois que o programa Conversa com Bial divulgou o relato de 10 mulheres que disseram ter sido abusadas sexualmente pelo médium.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet