Notícias / Notícias Gerais

04/12/18 às 19:00 / Atualizada: 05/12/18 às 19:52

Mobilidade no Trabalho: Um novo cenário para as relações de trabalho

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de trabalho. Onde mudanças oriundas da era digital e na mobilidade do trabalho, tendem a ser cada vez mais evidentes.

André H. Fauth/Assessoria

com redação AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mobilidade no Trabalho: Um novo cenário para as relações de trabalho

Foto: Divulgação

A era da mobilidade no trabalho

As mudanças aceleradas nas tecnologias e processos produtivos tem alterado a forma como entendemos o trabalho, em um universo onde as organizações buscam cada vez mais produtividade e competitividade, teremos que ter flexibilidade nas relações de trabalho.

O home office, ou seja, escritório em casa, já é uma realidade e a tendência é que se amplie a curto prazo. Neste caso o trabalhador tem a possibilidade de trabalhar em casa, por produção. Geralmente sendo remunerado pelas entregas e não pelo tempo que passa na empresa.

Se considerarmos as novas tecnologias e como atualmente é simples ter acesso às informações independentemente do local onde estejamos, esta deverá ser uma tendência cada vez mais presente no mundo do trabalho. Assim a mobilidade no trabalho deverá ser uma das principais tendências organizacionais para os próximos anos, pela sua flexibilidade e amplitude.

Pesquisas apontam que 92% das empresas do Brasil hoje, pretendem ampliar a política de mobilidade no trabalho para os trabalhadores, e que 24% delas acreditam que essa prática trará transformações para os negócios nos próximos anos.

 A mobilidade melhora a qualidade de vida do trabalhador, uma vez que este pode passar mais tempo em casa, diminui o tempo de deslocamento, trânsito e congestionamentos, principalmente em grandes cidades.
 
O crescimento do trabalho informal

Outra questão relevante que vem de encontro a opção pelo home office é o crescimento dos trabalhos informais, ou seja, aqueles sem carteira assinada. Muitos trabalhadores que foram afetados pela crise de 2014, optaram em trabalhar de forma autônoma.

Muito embora esses casos sejam vistos como preocupantes pela maioria. Isso porque, o trabalhador informal não possui vínculo empregatício e não está assegurado pelas leis trabalhistas. O trabalho informal, tem algumas vantagens, tais como:
  • Possibilidade de obter rendimentos mesmo num quadro geral de desemprego crescente;
  • Melhorar a renda formal;
  • Auto gestão do tempo e possibilidade de se dedicar a outros projetos de vida.
  • Possibilidade de ser seu próprio patrão e gerir seus investimentos para o futuro
Além disso, o advento da mobilidade digital, do qual fazemos parte, possibilita um acesso globalizado ao trabalho. É possível hoje ter acesso a diversas ferramentas digitais, e oportunidade de negócio através da internet. Isso faz com que a distância física passe a ser irrelevante. Muitas empresas como por exemplo, as agências de marketing digital, que tem ganhado notoriedade recentemente, tem a possibilidade de buscar profissionais qualificados para desempenhar funções em qualquer lugar do pais, ou mesmo no exterior.

Além de facilitar as relações de trabalho, esse processo melhora as entregar realizadas, uma vez que amplia a possibilidade de encontrar profissionais com o perfil desejado para a empresa.

As fronteiras passam a ser insignificantes. É possível conectar profissionais do mundo inteiro em torno de um mesmo projeto, através da internet.

Muitos trabalhadores já fizeram a opção por essa modalidade de trabalho. Assim, buscam melhorar a qualidade de vida e dedicar mais tempo a família, por exemplo.

A mobilidade do trabalho já é uma realidade. E com certeza é uma tendência que deverá crescer sobre maneira nos próximos anos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet