Notícias / Negócios

04/12/18 às 18:14

Agricultura familiar - Sicredi apresenta soluções financeiras para os pequenos produtores

Instituição financeira cooperativa participa do 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, realizado em Cuiabá nesta terça e quarta-feira

Paola Carlini

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Agricultura familiar - Sicredi apresenta soluções financeiras para os pequenos produtores

Foto: Assessoria

Empreendedorismo, gestão cooperativa, soluções financeiras, industrialização e automação, documentações fiscais, sanitárias e certificados são os temas abordados no 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, realizado nesta terça e quarta-feira (4 e 5), em Cuiabá. O evento tem o apoio do Sicredi e vai apresentar aos pequenos produtores uma visão ampliada das oportunidades de mercado, estimular o engajamento e a superação de limitações, além de mostrar os caminhos para se chegar lá. Com isso, pretende atingir seu principal objetivo, que é promover a garantia de renda ao agricultor familiar.
 
O Encontro é promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) com apoio local do Sicredi e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). Dividido em dois dias, tem programação vespertina nesta terça e ao longo de todo o dia na quarta-feira.
 
O Sicredi apresentará a palestra sobre Soluções Financeiras, ministrada pelo assessor de Negócios Agro Familiar da Central Sicredi Centro Norte, Osvaldo Biazi. Ele afirma que uma das principais orientações aos produtores é que ele trate a propriedade como negócio, independentemente do porte. Também diz que é muito importante que os agricultores se organizem, sejam em associações ou cooperativas, para que consigam ampliar as oportunidades para comercialização dos produtos.
 
“Um dos grandes gargalos da agricultura familiar é a comercialização. Assistência técnica e acesso ao crédito também são fatores que precisam ser melhorados. Mas, a primeira coisa que o produtor tem a fazer é se organizar e enxergar a propriedade dele como um negócio. Fazendo parte dessas organizações, sejam associações de produtores ou cooperativas, eles estarão mais engajados e alcançarão mercados até então desconhecidos”, diz Biazi. Ele exemplifica dizendo que o governo federal tem um programa de aquisição de alimentos em várias modalidades, inclusive para merenda escolar, do qual o pequeno produtor pode participar, mas precisa atender as exigências do edital, sendo uma delas a regularidade na produção e entrega dos produtos.
 
“O produtor precisa saber o que produzir, como, quando e quanto produzir. E para isso, o Sicredi está ao lado dele para oferecer não só crédito para fomentar a sua produção, mas também na orientação de como esses recursos podem ser aplicados de forma que traga retorno ao investimento, e gere renda aos agricultores familiares”, resume Osvaldo Biazi.
 
O Encontro
 
Cerca de 200 participantes são esperados para o 1º Encontro Oportunidades de Negócios para a Agricultura Familiar, que reunirá lideranças da agricultura familiar e representantes do mercado consumidor, além de agentes do setor público e de empresas privadas. Serão realizadas palestras e mesas redondas com profissionais especializados. A programação foi definida para atenuar os principais entraves diagnosticados no setor, com o intuito de promover a renda aos agricultores familiares, o aperfeiçoamento da regularidade do abastecimento e a segurança alimentar. Ao fim das palestras está programada a realização de rodadas de negócios, em que os agricultores poderão expor produtos e se aproximar dos mercados, realizar negociações e tirar dúvidas.
  • Agricultura familiar - Sicredi apresenta soluções financeiras para os pequenos produtores
  • Agricultura familiar - Sicredi apresenta soluções financeiras para os pequenos produtores
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Eclipse lunar total em 20 – 21 de janeiro e Super Lua em 21 de janeiro

No final da noite do dia 20 de janeiro e no começo da madrugada de 21 de janeiro um eclipse lunar total poderá ser observado em todo o Brasil desde que as condições meteorológicas permitam. Um eclipse lunar...

 
 
 
 
Sitevip Internet