Notícias / Cultura

23/11/18 às 09:15

Mulheres indígenas do Mato Grosso realizam assembleia e fortalecem movimento

Assessoria Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mulheres indígenas do Mato Grosso realizam assembleia e fortalecem movimento

Ao centro da foto, a deputada federal por Roraima, Joênia Wapichana, conversa com líderes indígenas de Mato Grosso

Foto: Acervo Funai

A 4ª Assembleia da Organização de Mulheres Indígenas de Mato Grosso (TAKINÁ) reuniu cerca de 60 mulheres de 20 povos indígenas do estado, com representantes das etnias: Xavante, Kanela, Terena, Arara, Rikbaktsa, Paresi, Chiquitano, Myky, Bororo, Bakairi, Guató, Kawaiueté de Juara, Kawaiueté do Xingu, Munduruku, Manoki, Apiaká, Yawalapti, Umutina, Tapirapé, Karajá.
 
Entre os principais assuntos em pauta, recebeu destaque o tema "Valorização da Vida". As indígenas debateram sobre estratégias para a prevenção do suicídio nas aldeias conforme a perspectiva da promoção da saúde mental. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a taxa de suicídios entre a população indígena é de 15,2 por 100 mil habitantes, quase o triplo da população não indígena no Brasil, que é de 5,7. Apenas no Mato Grosso do Sul, 782 indígenas tiraram suas vidas entre os anos 2000 e 2016.
 
Na assembleia realizada nos dias 7, 8 e 9 deste mês, houve também debates sobre aspectos de organização e articulação voltados para pautar as demandas das mulheres indígenas em instâncias de decisão em nível local, estadual e nacional. Elas também conversaram sobre a importância da troca de conhecimentos entre as pessoas mais experientes e as mais jovens.
 
O encontro das líderes indígenas recebeu o apoio da Fundação Nacional do Índio. Realizada no auditório da Coordenação Regional de Cuiabá, a assembleia recebeu o apoio logístico das coordenações regionais Noroeste de Mato Grosso, Xavante e Xingu, contando com o suporte da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) e da Operação Amazônia Nativa (OPAN).
 
Uma por todas...


Joênia Wapichana, primeira mulher indígena eleita deputada federal no país, esteve presente ao evento. Ela ressaltou a importância do apoio da população indígena no processo de escolha dela como candidata pelo partido Rede Sustentabilidade. Joênia encorajou as mulheres presentes a se organizarem, apesar dos desafios, e afirmou que irá representá-las no Congresso Nacional.
 
"Quanto mais unidas, mais força vamos ter. Quando vocês estão discutindo políticas específicas para mulheres, demandando algumas propostas, vocês estão sendo políticas nessa hora". Joênia também afirmou que "a Funai não pode retroagir, ela tem que ser fortalecida. Uma de minhas bandeiras no Congresso será o fortalecimento deste órgão indigenista", conclui.
 
Joênia Wapichana foi a primeira mulher indígena a se formar em direito no Brasil pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), em 1997. Posteriormente, conquistou o título inédito de mestre pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. No Supremo Tribunal Federal (STF), a indígena também protagonizou um marco ao ser a primeira advogada indígena da história a realizar uma sustentação oral durante o julgamento que definiu a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR).
 
Representatividade


Na cerimônia de abertura da 4ª Assembleia, as lideranças indígenas contaram com a presença da coordenadora-geral de Promoção da Cidadania/Funai, Léia Vale, e do coordenador regional substituto da Funai em Cuiabá, Benedito Leocádio de Campos.
Também estiveram presentes representantes das seguintes entidades:
 
- Artema Lima, pela Operação Amazônia Nativa (OPAN);
- Renata Costa, pela Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ);
- Felisberto Cupudunepá, da Superintendência de Assuntos Indígenas de Mato Grosso;
- Kailu Yawalapti, da Associação Yamurikumã;
- Crisanto Tseremey´wa, da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de MT (FEPOIMT);
- Chikinha Paresi, do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena/MT; e
- Iré Kayabi Associação Terra Indígena do Xingu (ATIX).
 
Diretoria eleita da TAKINÁ


Com mandato para os próximos três anos, a nova diretoria é composta pelas seguintes integrantes:
 
Presidenta: Alessandra Guató
vice-presidenta: Eloênia Bororo
1ª tesoureira: Alexandra Chiquitano
2ª tesoureira: Dilma Mani Kaiabi
1ª secretária: Nonoguari Bororo
2ª secretária: Karine Guató
Conselheiro Fiscal: Andreia Umutina, Edna Bakairi e Iré Kaiabi.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet