Notícias / Meio Ambiente

20/11/18 às 08:27 / Atualizada: 22/11/18 às 15:01

Nova Xavantina - Imagens mostram garimpeiros irregulares no Córrego do Antártico; Veja vídeo

Ezio Garcia, Sintonia News via NX1

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Nova Xavantina - Imagens mostram garimpeiros irregulares no Córrego do Antártico; Veja vídeo

Foto: Ezio Garcia, Sintonia News via NX1

Um vídeo feito por uma moradora da região do Córrego do Antártico no último domingo, 11, viralizou na internet e trouxe de volta a preocupação da comunidade em relação à atividade de extração de minérios (diamante) do maior afluente do Rio das Mortes no perímetro urbano de Nova Xavantina.

A filmagem com cerca de cinco minutos de duração mostra três pessoas construindo uma balsa, que serve de plataforma para mergulhadores garimparem o minério no fundo do córrego. No ato da gravação, houve uma pequena discussão entre os supostos funcionários de uma empresa de mineração que está pretendendo se instalar na cidade e a moradora.

A empresa tem as licenças de instalação prévia e de instalação, expedidas pela SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, faltando a licença de operação para poder operar no córrego.

Audiência Pública

Em entrevista à imprensa feita nesta terça feira, 13, o Promotor Cível do Ministério Público de Nova Xavantina, Dr. Welinton Petroline, disse que atividade de mineração no córrego sem a licença de operação precedida da Audiência Pública é ilegal, e sujeita à apreensão dos equipamentos.

“Nós encaminhamos à SEMA um pedido com mais de mil assinaturas de membros da comunidade solicitando Audiência Pública para instalação da empresa mineradora. Pela legislação, se houver um pedido com mais de cinquenta assinatura a audiência tem que ser realizada” disse o Promotor, que está investigando a possível entrada em operação da mineradora.

Matéria relacionada:
Mineradora divulga nota esclarecendo que tem licença para operar em Nova Xavantina
[
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Rafael Govari

A diferença entre plantar soja no Mato Grosso e no Sul

Acompanhamos as notícias que vem de Cuiabá e informam sobre aumento da carga tributária para os agricultores. O governo quer com isso equalizar as contas públicas, que há anos não fecham no azul e...

 

Enquete

Qual a sua opinião sobre a grade de shows da 29ª Expovale

 
 
 
Sitevip Internet