Notícias / Notícias Gerais

11/11/18 às 20:34 / Atualizada: 11/11/18 às 20:45

Goiânia - Autor de cerca de 50 livros, professor José Ângelo Rizzo morre aos 87 anos

Aos 87 anos, pesquisador não resistiu a uma infecção pulmonar. Ele desenvolveu pesquisas sobre plantas medicinais e a flora de Goiás e Tocantins.

Paula Resende, G1 GO

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Goiânia - Autor de cerca de 50 livros, professor José Ângelo Rizzo morre aos 87 anos

José Ângelo Rizzo morre aos 87 anos, em Goiânia

Foto: Divulgação/ UFG

Autor de cerca de 50 livros, o professor emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG) José Ângelo Rizzo morreu, no sábado (10), aos 87 anos de idade, em Goiânia. Segundo familiares, ele estava há 10 dias internado e não resistiu a complicações de uma infeção pulmonar.
 
Nascido na cidade de Goiás, Rizzo era biólogo e formado em farmácia e história natural. Ele desenvolveu pesquisas sobre plantas medicinais e a flora de Goiás e Tocantins.
 
De acordo com a UFG, o professor está entre os fundadores do herbário da instituição, do Jardim Botânico de Goiânia e da reserva biológica Serra Dourada. A universidade informou ainda que ele participou da criação da Sociedade de Defesa dos Recursos Naturais (Sodema).
 
As pesquisas e trabalhos publicados proporcionaram uma série de homenagens Rizzo. Inclusive, o nome do professor batizou três espécies de plantas: Lophophytum rizzoi, Tassadia rizzoania e Pilosocereus rizzoianus.
 
De acordo com a filha Márcia Roriz Rizzo, José Ângelo deixou de frequentar a UFG há dois anos, devido ao mal de Parkinson. “Ele estava lúcido, sempre conversava sobre os livros dele”, contou.
 
O corpo do professor foi enterrado, no sábado, no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia. Rizzo deixa a mulher, sete filhos, nove netos e cinco bisnetos.
 
A UFG publicou uma nota de pesar sobre a morte do professor. “À família, amigos, alunos e professores, os mais profundos sentimentos de toda a comunidade universitária”, cita a mensagem.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

Ande lega! Direitos e deveres de quem anda de Bicicleta

No Brasil e não seria diferente no Município de Agua Boa, cada vez mais as bicicletas são usadas como um meio alternativo de transporte. Andar de bicicleta é uma atividade que tem encontrado cada vez mais adeptos na...

 
 
 
 
Sitevip Internet