Notícias / Agricultura

30/09/15 às 17:46

Indea/MT publica novas regras para o cultivo da Soja

A partir da safra 2015/2016 de soja em Mato Grosso, o produtor terá até o dia cinco de maio para colher toda a sua produção. A nova regra foi estabelecida pela Instrução Normativa (IN) conjunta Sedec/Indea-MT nº 002/2015, publicada hoje no Diário Oficial do Estado. A IN também altera o prazo do vazio sanitário da oleaginosa, que será, a partir desta safra, de 15 de junho a 15 de setembro. Na safra 2014/2015, o vazio começou no dia primeiro de junho.
 
“É importante ressaltar que com essa nova regra, o produtor precisa ficar atento à data de colheita. Pois após o dia cinco de maio até o dia 14 de junho só será permitida a presença de soja guaxa ou de germinação espontânea de grãos oriundos da colheita", alerta a analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Karine Machado.
 
Outra novidade estabelecida pela instrução normativa é a janela de plantio. “O cultivo da soja só poderá ser feito entre os dias 16 de setembro e 31 de dezembro. Não sendo permitida a semeadura após esta data", explica Karine.
 
A proibição do plantio em sucessão da cultura de soja sobre soja, soja segunda safra ou safrinha na mesma área está mantida. Permanece também a exigência da realização ou atualização do cadastro das propriedades com plantio de soja após o término da semeadura. “O cadastro deve ser entregue por meio de formulário eletrônico no site do Indea/MT, prazo máximo para cumprir essa exigência é dia 15 de fevereiro. Excepcionalmente na safra 2015/2016 o formulário de cadastro impresso poderá ser na Unidade Local do Indea/MT no município onde está a propriedade", complementa a analista.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet