Notícias / Negócios

01/11/18 às 15:54

6 dicas para tirar a empresa do vermelho

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
6 dicas para tirar a empresa do vermelho

Foto: Divulgação

A grave recessão que assola a economia brasileira nos últimos anos – e ainda sem data para terminar – impactou profundamente até os mais robustos setores do mercado. Não é à toa que muitas empresas sofram com o caixa no vermelho, principalmente as micro, pequenas e médias.
 
De acordo com o IBGE, 341,6 mil empresas fecharam as suas portas no Brasil entre 2013 e 2016. Dessas, 76% eram voltadas ao comércio e cerca de 3,7 milhões de vagas de emprego deixaram de existir.
 
Apesar de fatores externos à gestão de um negócio, existem algumas medidas simples que todas as empresas podem tomar para reavivar sua saúde financeira. Reunimos algumas delas, que poder ser colocadas em prática a qualquer momento. Confira!
Definir realisticamente as condições da empresa
 
O primeiro passo para qualquer tomada de decisão é ter uma visão técnica da real situação financeira da empresa. Para isso, uma empresa de contabilidade é fundamental. Algumas estratégias devem ser amparadas por profissionais que tenham habilidade técnica para avaliar pontos que só podem ser detectados a fundo por especialistas. Serviços de contabilidade online podem ser uma boa opção para o diagnóstico sem onerar ainda mais a receita da empresa.
 
Cortar custos
 
Apesar de soar redundante, o corte de gastos supérfluos ou desnecessários, por menores que sejam, são imprescindíveis em curto, médio e longo prazo. Avalie até a redução de custos de materiais de baixo custo, como suprimentos de escritório. Conscientize colaboradores para combater os desperdícios, incluindo gastos com energia e água. Cortar custos não significa reduzir o quadro de funcionários: demissões também geram gastos e podem provocar um quadro de desmotivação e instabilidade.  
 
Focar no fluxo de caixa
 
Focar no controle apurado do fluxo de caixa, com organização e registros precisos é fundamental para antecipar momentos mais difíceis. Ele é ponto de partida para identificar o dinheiro que entra e o dinheiro que sai da empresa e vai trazer, em números, bases reais para tomada de decisões estratégicas, mesmo diante de saldos negativos.
 
Renegociar dívidas
 
Entre em contato com todos os fornecedores da empresa, instituições financeiras e tente com vigor renegociar as dívidas. Além de manter uma boa imagem, evitando a inadimplência com parceiros comerciais, a diminuição de parcelas e gastos mensais pode trazer o fôlego que empresa precisa para equilibrar suas finanças. Estude as taxas de juros de financiamentos e tente manter as contas em dia.
 
Buscar novos fornecedores
 
Fique sempre atento aos novos fornecedores que aparecem no mercado. Converse, peça amostras de serviços e produtos e avalie a substituição de fornecedores que possam entregar a mesma qualidade com valores mais acessíveis para seu negócio.
 
Procure novas parcerias
 
Procure parcerias estratégicas em seu nicho de mercado. Procure empresas que possam oferecer serviços complementares ao seu e vice-versa. Isso pode ser uma excelente opção para ampliar e dividir, carteiras de cliente e amenizar custos para ações de marketing, promoções e divulgações.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Dr. Rosário Casalenuovo Júnior

Queimada e tempo seco não são os agentes principais das doenças respiratórias

As clínicas de otorrinolaringologista e pneumologia ficam cheias nesta época do ano. Crianças e idosos sofrem para dormir, principalmente devido à baixa resistência do organismo, fato que provoca com facilidade...

 
 
 
 
Sitevip Internet