Notícias / Educação

31/10/18 às 23:05

Adolescente cuiabano lança livro sobre planejamento financeiro

Autor destaca que conversa aberta sobre dinheiro pode mudar o cenário econômico

Maria Helena Varnier Manhães

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Adolescente cuiabano lança livro sobre planejamento financeiro

Foto: Assessoria

Em seu terceiro livro o jovem escritor cuiabano Érico Debesaitis Metzner, de 14 anos, destaca que os investimentos de tempo e planejamento na vida financeira impactam diretamente nas mudanças dos indicadores econômicos do país. "Smart Sonho" tem conceitos simples e práticos do planejamento à execução de projetos e sonhos, com foco no público jovem, que já preocupa pelos índices de endividamento. A edição bilíngüe tem seu lançamento, no Brasil, marcado para o dia 07 de novembro - quarta-feira, às 19h, na Escola do Farina, com palestra e sessão de autógrafos. Para os Estados Unidos, "Smart Sonho" está com turnê de divulgação marcada para janeiro de 2019.
 
Segundo dados revelados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 19% dos jovens brasileiros, entre 18 a 24 anos, estão endividados. Na faixa dos 25 a 29 anos, esse número cresce para 46%. Um universo de mais de 12,5 milhões de pessoas com a vida financeira em apuros. Para Érico, falar sobre dinheiro desde cedo, não só pode evitar, como é fator primordial para a mudança desse cenário a médio prazo. "Falar de dinheiro para crianças e jovens vai além de ensinar a poupar. Até mesmo o 'guardar dinheiro' precisa ter foco, estar vinculado a um sonho, ou perde sua finalidade. Cada sonho, objetivo ou meta tem que ser planejado, sendo primordial manter a motivação na execução dos planos", afirma Erico.

Para o jovem autor, o "Smart Sonho" pode ser até mesmo a rotina de vida diária. "Um sonho não precisa ser algo material - um carro, um apartamento, começa com pequenas realizações e evolui para todo um conceito de vida. Desde morar sozinho, fazer uma faculdade e até mesmo constituir uma família exige um planejamento específico de aspectos econômicos, sociais e profissionais. Se isto estiver claro, o foco é outro e a caminhada já começa com o planejamento de um futuro mais consistente", explica ele.

A edição traz a educação financeira como base para o empreendedorismo, trabalhando hábitos que, além da realização de sonhos, previnem o endividamento e estabelecem uma relação saudável com as finanças desde cedo.

Entre as atividades de escritor, palestrante e blogueiro, Érico, que cursa o 9º. ano na Escola do Farina, é também monitor e praticante do Supera, Ginástica para o Cérebro.  Para o diretor da Escola do Farina, Sidney Farina, apoiar iniciativas assim complementa as atividades de sala de aula. "O aluno deve aprender usar o conhecimento adquirido na sala de aula para evoluir e promover a evolução", destaca Farina.  

Érico Metzner, além de "Smart Sonho", já publicou dois livros: “Como conquistar seu próprio dinheiro” (2015) e “Din-Din o jogo do dinheiro” (2016) - lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, também mantém um blog, o Blog do Érico - www.blogdoerico.com, que está entre as iniciativas de educação financeira com gratuidade ao público que receberam o selo ENEF – Estratégia Nacional de educação Financeira 2018/2020, do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Luiz Tejon Megido

China: consumidores globais, vontades iguais

Todos temos uma ideia aproximada da expansão da China, que cresce, em média, 9,7% ao ano desde 2000. A China tem quase 100 firmas dentre as 500 maiores do mundo, e tem o 2° maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, em busca...

 
 
 
 
Sitevip Internet