Notícias / Saúde

31/10/18 às 17:47 / Atualizada: 31/10/18 às 17:53

Cuiabá - Indígenas fazem ato contra falta de remédios e materiais em unidades de saúde das aldeias

Índios dizem que houve redução dos agentes de saúde nas comunidades e que falta infraestrutura adequada e material hospitalar nas unidades.

G1 MT - Rede Globo

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cuiabá - Indígenas fazem ato contra falta de remédios e materiais em unidades de saúde das aldeias

Índios fazem manifestação em Dsei de Cuiabá reivindicando atendimento na área da saúde

Foto: Eliane Xunakalo/Arquivo pessoal

Índios de várias etnias realizam uma manifestação no Distrito Sanitário Indígena de Cuiabá (Dsei), em Cuiabá, nesta quarta-feira (31), para reivindicar investimentos em saúde nas aldeias. O G1 entrou em contato com o Ministério da Saúde, no setor de saúde indígena, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
 
De acordo com os manifestantes, houve redução no número de agentes de saúde que prestam serviço nas comunidades indígenas e eles alegam que foram tomadas algumas medidas que desfavorecem a população.
 
Para tentar solucionar o impasse, eles solicitam uma reunião com o coordenador do Dsei.
 
Carta do MPF
 
No mês passado, representantes dos povos Paresi, Nhambikuara e Myky protocolaram uma carta no Ministério Público Federal (MPF), elencando as necessidades de diversas comunidades que dependem do atendimento do Dsei de Cuiabá.
 
Na carta, além de pedir uma audiência com o MPF e com representantes do Ministério da Saúde, eles relatam a situação precária da Casa de Saúde Indígena de Cuiabá (Casai).
 
“Falta material hospitalar, falta manutenção nos polos base, faltam alimentos, falta material odontológico, investimento na estrutura hidráulica e elétrica dos polos, assim como materiais de limpeza e alimentos”, diz trecho da carta.
 
O Dsei de Cuiabá é responsável pela atenção básica de saúde de 10 povos. São eles: Bororo, Irantxe, Myky, Paresi, Bakairi, Umutina, Nhambikuara, Enawene-nawê, Guatós e Chiquitanos.
 
No total, a unidade atende uma população de quase 7 mil indígenas, de 120 aldeias, em uma área de abrangência de 16 municípios.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet