Notícias / Saúde

30/10/18 às 08:32 / Atualizada: 30/10/18 às 08:52

Ribeirão Preto (SP) - Um dia após cirurgia de separação total, siamesas que e eram unidas pela cabeça já respiram sem aparelhos

Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, seguem no CTI do Hospital das Clínicas da USP e tem recuperação 'surpreendente', segundo pediatra. Última das cinco operações durou 20 horas.

Adriano Oliveira, G1 Ribeirão Preto e Franca

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Ribeirão Preto (SP) - Um dia após cirurgia de separação total, siamesas que e eram unidas pela cabeça já respiram sem aparelhos

Última cirurgia de separação das siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora em Ribeirão Preto (SP)

Foto: HC-FMRP/Divulgação

As irmãs siamesas que nasceram unidas pela cabeça já respiram sem a ajuda de aparelhos nesta segunda-feira (29), um dia após a cirurgia de separação total no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto (SP). A expectativa é que Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, comecem a se alimentar normalmente em até dois dias.
 
As meninas estão com as cabeças enfaixadas, mas já ficam nos braços dos pais na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A pediatra Maristella Francisco dos Reis explicou que as gêmeas ainda estão sonolentas, uma vez que ficaram anestesiadas por um longo período: a última cirurgia de separação durou 20 horas e terminou na madrugada de domingo (28).
 
“Mais uma vez, elas nos surpreenderam. Depois de uma cirurgia muito longa, tensa pela complexidade, elas nos surpreenderam. Eu já me emocionei ao encontrar a Ysabelle no colo da mãe. Em seguida, a Débora pôde pegar a outra também”, disse a pediatra. “A maior expectativa é que elas se vejam frente a frente”, completou.

Após separação, duas equipes realizaram a reconstituição óssea e de pele das siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora em Ribeirão Preto (SP) — Foto: HC-FMRP/Divulgação


O neurocirurgião Hélio Machado, chefe da equipe que separou as siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora em Ribeirão Preto — Foto: HC-FMRP/Divulgação

 
Última cirurgia
 
O neurocirurgião pediátrico Ricardo Santos de Oliveira explicou que a quinta e última cirurgia realizada para separar as siamesas foi a mais complexa porque envolveu a separação da parte dos cérebros que estava unida, além da reconstrução da calota craniana e da pele, com tecidos retirados das próprias meninas.
 
“Havia a necessidade de se reconstruir a membrana e, em seguida, reconstruir toda a parte óssea. Então, foi feito um trabalho minucioso. Enquanto operávamos as crianças, a equipe da cirurgia plástica preparava os fragmentos ósseos que foram usados, que são das mesmas crianças. Não utilizamos nenhum adicional”, disse.
 
Oliveira contou que a equipe se emocionou ao separar fisicamente as gêmeas – o que ocorreu exatamente às 21h09 de sábado (27). A logística exigiu que o médico segurasse uma delas nos braços, enquanto o neurocirurgião Marcelo Volpon Santos segurava a outra, para que as macas fossem divididas e a equipe iniciasse a reconstrução óssea.
 
“Foi muito emocionante. Estávamos operando em sentido vertical e, em seguida, teríamos que abrir uma mesa para um lado e outra para outro lado. Somos treinados para isso, fazemos cirurgias complexas, cirurgias grandes, cirurgias demoradas o tempo todo, mas essa realmente foi bastante particular”, relembrou.


Última cirurgia de separação das siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora em Ribeirão Preto (SP) — Foto: HC-FMRP/Divulgação

Equipe prepara ossos cranianos que foram reimplantados nas siamesas em Ribeirão Preto (SP) — Foto: HC-FMRP/Divulgação
 
Reabilitação
 
De acordo com o neurocirurgião Marcelo Volpon Santos, as siamesas devem permanecer no Hospital das Clínicas por mais algumas semanas e iniciar o processo de reabilitação na mesma unidade, para só depois retornar para casa. A família, que é de Patacas, distrito de Aquiraz (CE), está morando temporariamente no campus da USP.
 
“A gente precisa ver se elas vão ter algum tipo de déficit. Por enquanto, elas estão bem, mexem os braços, as pernas, estão respondendo. A gente precisa saber qual vai ser o resultado final do ponto de vista neurológico. Como vai ser o desenvolvimento de fala, de atenção, a parte intelectual. Tudo isso vai ter que ser visto e estimulado”, explicou.
 
Santos afirmou ainda que o processo de reabilitação é prolongado, mas nada impede que seja continuado em Fortaleza (CE), afinal, desde que nasceram, as siamesas já eram acompanhadas no estado natal pelo neurocirurgião Eduardo Jucá. O retorno da família para casa dependerá da evolução do quadro clínico das meninas.
 
“Isso ainda vai ser mais bem definido porque depende de como será a evolução no pós-operatório. A partir do momento em que a cicatrização estiver mais completa, elas tiverem estáveis, com a parte circulatória boa, a gente estiver tranquilo quanto à parte cerebral, a gente pode começar a fazer a reabilitação”, disse.
 

Ao lado dos pais, equipe médica comemora separação das siamesas em Ribeirão Preto (SP) — Foto: HC-FMRP/Divulgação


Siamesas unidas pela cabeça foram separadas no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Diego Freitas Farias/Arquivo Pessoal

 
Nova cirurgia
 
Antes de iniciar a etapa de reabilitação, Ysabelle deve ser submetida a mais uma cirurgia para cobrir uma parte da nuca que ficou sem pele. O cirurgião plástico Jayme Farina Junior explicou que a abertura está coberta provisoriamente por uma membrana composta por colágeno e o “curativo” não atrapalha a recuperação.
 
“Precisará de um enxerto de pele que será feito em duas, três semanas. O retalho cobre o topo da cabeça e fica faltando uma área na nuca que vai receber um enxerto de pele. É um pouco diferente, é uma pele bem fininha, que vamos retirar da coxa dela”, afirmou.
 
Farina Junior disse que Maria Ysabelle e Maria Ysadora também poderão realizar cirurgias estéticas no futuro, para cobrir com cabelo algumas áreas das cabeças que receberam apenas pele. Nesse caso, o próprio couro cabeludo pode ser expandido – como já foi feito pela equipe – para cobrir as partes sem cabelo.
 
“Existem alguns retoques nos retalhos que precisarão ser feitos. Então, mais para frente, serão realizados também. Isso não tem um prazo certo ainda. Com o decorrer do tempo, se houver a necessidade de alguma melhora estética, poderá ser feita. Vai diminuindo a área sem cabelo e melhorando esteticamente”, completou.


Protótipos das cabeças e dos cérebros das siamesas desenvolvidos por equipe do Hospital das Clínicas — Foto: Rodolfo Tiengo/G1/Arquivo
 
Cinco fases
 
Comandado pelo professor chefe do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica, Hélio Machado, o procedimento foi dividido em cinco etapas para que pudesse ser concretizado. A primeira operação ocorreu em 17 de fevereiro e durou cerca de sete horas. A segunda cirurgia, em 19 de maio, teve duração de oito horas.
 
A terceira cirurgia ocorreu em 3 de agosto e se estendeu por oito horas. A quarta cirurgia aconteceu em 24 de agosto, quando os médicos implantaram expansores subcutâneos para dar elasticidade à pele e garantir que, na separação total de corpos houvesse tecido suficiente para cobrir os dois crânios.
 
A última cirurgia, inédita no Brasil, envolveu uma equipe multidisciplinar com 30 profissionais, incluindo quatro norte-americanos, entre eles o cirurgião James Goodrich, referência mundial no assunto e que acompanhou todas as etapas de separação das gêmeas.
 
A pediatra Maristella Francisco dos Reis já afirmou que as gêmeas têm desenvolvimento normal, como qualquer criança da idade delas, estão aprendendo a falar, brincam juntas e até ensaiam os primeiros passos.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet