Notícias / Política

29/09/15 às 23:45

Melhores prefeitos de MT recebem nota 7,5; KGM divulga relatório completo da pesquisa

Redação Hipernotícias

Imprimir Enviar para um amigo
Melhores prefeitos de MT recebem nota 7,5; KGM divulga relatório completo da pesquisa

Melhor prefeito de Mato Grosso recebeu nota 7,8 da população de Nova Mutum

A crise financeira e política do Governo Federal já está causando problemas para os prefeitos de Mato Grosso. Isso fica evidente com a contatação de que nenhum dos prefeitos das 50 maiores cidades mato-grossenses recebeu sequer nota oito da população de seus municípios, conforme a pesquisa de aprovação popular promovida pela KGM Pesquisas.
 
Os irmãos Pivetta, primeiros colocados no Ranking IKGM 2015, são exemplo disso. Adriano Pivetta, prefeito de Nova Mutum, e Otaviano, de Lucas do Rio Verde, conseguiram apenas 7,8 e 7,5, respectivamente. E só 12 gestores conseguiram notas acima de 6 em seu terceiro ano de mandato.

Em entrevista ao HiperNotícias, Adriano Pivetta atribuiu seu desempenho aos constantes investimentos em Saúde e Educação, áreas prioritárias em seu governo. Ele também revelou que troca muitas experiências com seu irmão, segundo colocado no Ranking IKGM.
 
A menor nota foi atribuída pela população de Araputanga ao prefeito Sidney Salomé (PMDB), que ficou em último lugar no Ranking IKGM, com nota 2,7 e -23,15 de Índice KGM. Seus 'companheiros' na lista dos 10 piores - segundo avaliação popular - também não foram muito melhor: não conseguiram chegar à nota quatro.

Mesmo assim, tem prefeito que está rindo à toa com a avaliação popular. Francis Maris, de Cáceres, saltou de uma nota 3,9 para um belo 7,1. No ranking, isso representou 41 posições, indo de 44º - entre os 10 piores - para 3º colocado - entre os 10 melhores.

 
METODOLOGIA
Foram aplicadas as mesmas perguntas aos eleitores das 50 maiores cidades com base no número de eleitores. O índice é obtido por meio do cruzamento de duas variáveis aplicadas a todos os 50 municípios pesquisados. Cada pesquisa tem uma amostragem diferente, porém, assegurando a mesma margem de erro a todos os municípios pesquisados. Isso é fundamental para permitir a comparação entre as diferentes cidades.
 
A primeira variável é a Nota (N) representada por uma escala de avaliação onde o pesquisado atribui uma nota entre zero e 10 para o prefeito de seu município. A variável N é a média ponderada de todas as notas atribuídas, descartando-se os indecisos e as não respostas.
 
Já a segunda variável é o Conceito (C), representada por uma escala na qual o pesquisado atribui um conceito de péssimo, ruim, bom o último para o prefeito de seu município. O conceito é obtido subtraindo-se a soma dos percentuais de péssimo e ruim (negatividade) da soma dos percentuais bom e ótimo (positividade).
 
Este é um serviço inovador no mercado de pesquisas política e permite o acompanhamento da evolução das gestões ano a ano. Em 2013, os dados estão baseados na avaliação deste primeiro semestre da administração. 


Clique aqui e confira o relatório completo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet