Notícias / Saúde

25/10/18 às 15:38

UFMT realiza em Sinop simpósio de medicina voltado para a saúde indígena

Só Notícias

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
UFMT realiza em Sinop simpósio de medicina voltado para a saúde indígena

Foto: Arquivo Assessoria

A Universidade Federal de Sinop realiza desta quinta-feira até sábado, seu 4º simpósio de medicina, com o tema “Saúde Indígena e Infectologia”, no auditório da câmara. Segundo um dos organizadores, o médico e professor Douglas Yanai, o tema este ano veio de encontro à existência de um projeto de assistência à saúde indígena da faculdade, o Projeto Xingu. “’É para discutir particularidades deste tipo de atendimento, além de atualizar conhecimento em infectologia por ser um problema de saúde pública e uma das principais causas de mortalidade geral e infantil”, destacou.

O evento receberá personalidades como o líder Kayapó, cacique Megaron Txucurramãe, primeiro diretor do Parque Nacional do Xingu, o norte-americano John Stokes, fundador da ONG The Tracking Project, “Projeto Pegadas”, que propaga reflexão e respeito na natureza, além de Ulisses Capozzoli, editor chefe da Revista Scientific American Brasil.

A equipe organizadora do simpósio participa do Projeto Xingu, que realizou sua segunda expedição no mês passado, nas aldeias Metuktire, Piaraçu e Aribaru, no Parque Nacional do Xingu. Ao todo, 250 índios receberam atendimentos oftalmológicos, odontológicos, pediátricos e gerais. Destes, aproximadamente 10 farão cirurgias de catarata em Sinop, no próximo mês.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet