Notícias / Justiça

24/10/18 às 18:02

Entenda a relevância da genética forense

Área de atuação ajuda a descobrir pais biológicos e a solucionar crimes como assassinatos e abusos sexuais

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Entenda a relevância da genética forense

Foto: Divulgação

O desenvolvimento de novas tecnologias no campo da saúde possibilitou a descoberta de muitos tratamentos para doenças como o câncer. A genética é uma área que também se beneficiou dos novos dispositivos e equipamentos tecnológicos. A Forense, por sua vez, tem como principal objetivo auxiliar a justiça para esclarecer a verdade sobre algum fato, por meio da realização de um exame de DNA.
 
A maior aplicação dessa área do conhecimento se evidencia nos casos de identificação humana, que contempla teste de paternidade e identificação de um mesmo indivíduo.  Nos casos de teste de paternidade, uma amostra biológica, como um fio de cabelo, urina, saliva ou uma amostra do sangue é coletada da mãe, do filho e do suposto pai - sendo possível em alguns casos obter o resultado sem a coleta da mãe. Como cada indivíduo possui marcadores genéticos únicos, é necessário determinar se parte desses marcadores são similares.
 
É nessa similaridade que os cientistas trabalham, selecionando partes específicas para comparar apenas os marcadores provenientes do material genético do suposto pai. A partir disso, é possível determinar a probabilidade de parentesco. Esses testes são tão avançados que alcançam uma confiabilidade de 99,9%. Mas não é só nessa área que a genética forense atua. A análise do DNA permite identificar se uma pessoa esteve ou não em um local de crime.
 
Essa área é capaz de solucionar casos de assassinato e até mesmo de estupro com a comparação de material genético. Em outubro deste ano, o jornal The New York Times relatou um caso impressionante.  Em 1996, nos EUA,  um homem invadiu a casa de uma mulher e a estuprou. O até então suspeito já havia atacado dez mulheres em suas casas. Os policiais obtiveram traços de seu sêmen, mas não havia nenhuma correspondência nos bancos criminais de DNA.
 
No mês passado, duas décadas depois do ocorrido, o crime foi finalmente solucionado. Os investigadores converteram o DNA do suspeito e o enviaram para um site que permite a busca por parentes biológicos, chamado GEDmatch.com. Cinco minutos depois eles encontraram um parente próximo e duas horas depois eles encontraram o suspeito, que logo foi preso. De acordo com o The New York Times, Desde abril, quinze casos de assassinato e abuso sexual foram resolvidos assim, com um único site de genealogia.
 
Desde 2012, o Brasil possui um banco nacional de perfis genéticos. Eles auxiliam a identificar pessoas desaparecidas e na criminalística, na coleta de vestígios biológicos na cena de um crime. As amostras são comparadas para determinar a responsabilidade ou não de um indivíduo por um assassinato ou abuso sexual, por exemplo. Com essas técnicas, a ciência se torna uma ótima aliada da justiça. Para quem se interessa pelo tema, é necessário se especializar em Perícia Criminal e Ciências Forenses.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet