Notícias / Educação

21/10/18 às 11:01 / Atualizada: 21/10/18 às 11:06

Cartões do Enem serão liberados na próxima segunda-feira

Diário de Cuiabá

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cartões do Enem serão liberados na próxima segunda-feira

O governo decidiu manter o início do horário de verão, que começará no dia 4 de novembro, primeiro dia de prova

Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (22), os mais de 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão acessar o cartão de inscrição na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento, que pode ser obtido na página do participante, indica o endereço onde o estudante vai realizar as duas etapas da prova, nos dias 4 e 11 de novembro próximo.

Em Mato Grosso, 96.793 candidatos fizeram a inscrição para o Enem. Entre eles, a estudante Leticia Almeida, 18 anos, que cursa o extensivo desde o início do ano no Master. “O nervosismo e ansiedade vai aumentando porque a gente passa o ano todo estudando e a prova é decisiva. Também aumenta diante da incerteza sobre o tema da redação, que terá mais cobrança e a correção será mais detalhada esse ano. Mas, estou confiante porque estudei o ano inteiro”, disse.

Além da redação, a matemática é outra disciplina que lhe causa apreensão. “A matemática é que dá mais pontos e a que mais tenho dificuldade mesmo”, destacou Letícia Rubinho, que vai tentar uma vaga para os cursos de direito ou veterinária.

O cartão de inscrição traz ainda informações sobre o horário das provas, se foi concedido o atendimento especial ou recursos de acessibilidade e o idioma estrangeiro escolhido. Com isso, os candidatos já podem se planejar para chegar ao local de aplicação da maneira mais eficiente, evitando atrasos e enganos.

A recomendação da pasta é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Conforme o Inep, não há casos de inscritos que não encontram seus cartões ou de informações equivocadas, uma vez que os dados preenchidos na inscrição são automaticamente inseridos nessa confirmação.

De qualquer maneira, a orientação é que, havendo algum problema, o estudante entre em contato com os canais de atendimento do Ministério da Educação (Mec) pelo telefone 0800616161 ou pelo link “Fale conosco”, no site da pasta.

É importante lembrar que o horário de verão começa no dia 4 de novembro em 10 estados e no Distrito Federal. Portanto, à zero hora do domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora (marcando 1h). A mudança nos ponteiros coincide com o primeiro domingo de realização do exame. O Mec havia solicitado a alteração da data ao governo federal, que inicialmente atendeu o pedido, mas após voltou atrás após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes.

Durante o período, os relógios serão adiantados em uma hora no Estado, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. A aplicação do exame segue o horário de Brasília, onde há horário de verão. Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13h. As provas começam a ser feitas às 13h30.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Telma Cenira Couto da Silva

Considerações sobre o eclipse solar parcial de 2 de julho

Só por curiosidade, estou enviando a figura que fornece/forneceu  a informação COMPLETA sobre o eclipse solar de 2 de julho último. Acima, à esquerda há um marcador com o sinal + que aumenta o mapa...

 

Enquete

Você é a favor ou contra a greve dos professores de MT

 
 
 
Sitevip Internet