Notícias / Educação

21/10/18 às 11:01 / Atualizada: 21/10/18 às 11:06

Cartões do Enem serão liberados na próxima segunda-feira

Diário de Cuiabá

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Cartões do Enem serão liberados na próxima segunda-feira

O governo decidiu manter o início do horário de verão, que começará no dia 4 de novembro, primeiro dia de prova

Foto: Imagem de Arquivo/Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (22), os mais de 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano poderão acessar o cartão de inscrição na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento, que pode ser obtido na página do participante, indica o endereço onde o estudante vai realizar as duas etapas da prova, nos dias 4 e 11 de novembro próximo.

Em Mato Grosso, 96.793 candidatos fizeram a inscrição para o Enem. Entre eles, a estudante Leticia Almeida, 18 anos, que cursa o extensivo desde o início do ano no Master. “O nervosismo e ansiedade vai aumentando porque a gente passa o ano todo estudando e a prova é decisiva. Também aumenta diante da incerteza sobre o tema da redação, que terá mais cobrança e a correção será mais detalhada esse ano. Mas, estou confiante porque estudei o ano inteiro”, disse.

Além da redação, a matemática é outra disciplina que lhe causa apreensão. “A matemática é que dá mais pontos e a que mais tenho dificuldade mesmo”, destacou Letícia Rubinho, que vai tentar uma vaga para os cursos de direito ou veterinária.

O cartão de inscrição traz ainda informações sobre o horário das provas, se foi concedido o atendimento especial ou recursos de acessibilidade e o idioma estrangeiro escolhido. Com isso, os candidatos já podem se planejar para chegar ao local de aplicação da maneira mais eficiente, evitando atrasos e enganos.

A recomendação da pasta é que cada estudante conheça o melhor trajeto para chegar ao lugar sem imprevistos. Conforme o Inep, não há casos de inscritos que não encontram seus cartões ou de informações equivocadas, uma vez que os dados preenchidos na inscrição são automaticamente inseridos nessa confirmação.

De qualquer maneira, a orientação é que, havendo algum problema, o estudante entre em contato com os canais de atendimento do Ministério da Educação (Mec) pelo telefone 0800616161 ou pelo link “Fale conosco”, no site da pasta.

É importante lembrar que o horário de verão começa no dia 4 de novembro em 10 estados e no Distrito Federal. Portanto, à zero hora do domingo os relógios devem ser adiantados em uma hora (marcando 1h). A mudança nos ponteiros coincide com o primeiro domingo de realização do exame. O Mec havia solicitado a alteração da data ao governo federal, que inicialmente atendeu o pedido, mas após voltou atrás após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes.

Durante o período, os relógios serão adiantados em uma hora no Estado, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. A aplicação do exame segue o horário de Brasília, onde há horário de verão. Os portões abrem às 12 horas e fecham às 13h. As provas começam a ser feitas às 13h30.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet