Notícias / Saúde

17/10/18 às 12:14

Alimentação saudável auxilia bom funcionamento do intestino

Órgão possui sistema nervoso próprio e neurônios que liberam substâncias digestivas

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Alimentação saudável auxilia bom funcionamento do intestino

Foto: Divulgação

O intestino é um dos principais órgãos do corpo humano. Entre o intestino grosso e delgado, se eles fossem esticados, teríamos aproximadamente 250 metros de extensão. Ele armazena trilhões de bactérias -- que, inclusive, são benéficas para o organismo. Elas obtêm os nutrientes que precisam e, em troca, regulam a nossa flora intestinal. Tudo que não é útil é descartado em forma de fezes.

Se não bastasse isso, o órgão tem uma importante ligação com o cérebro por meio de um sistema nervoso próprio e neurônios que, entre outras coisas, liberam substâncias digestivas e movimentos para que o bolo fecal seja expelido. Nesse órgão também há uma intensa produção do neurotransmissor serotonina, vinculado ao prazer e ao bem-estar. É por esse motivo que, quando o intestino de uma pessoa está preso, ela normalmente se encontra de mau humor.

Os problemas relacionados ao intestino podem ser temporários, mas também podem evoluir para um quadro mais grave, como até mesmo câncer. Muitos problemas são tratáveis e podem ser prevenidos, por isso a importância de fazer exames e ir ao médico. Se o intestino preso não estiver relacionado a nenhuma doença, pode ser resolvido facilmente com a ingestão de alguns alimentos.

A Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 68% da população consome quantidades insuficientes de fibras. Essa é a principal explicação para a dificuldade de evacuar, de acordo com os nutricionistas. Quando estiver nessa situação, evite ingerir alimentos refinados, como farinhas brancas, massas e biscoitos.

As fibras são importantes porque aumentam o bolo fecal e auxiliam na absorção de água, item também muito importante para acelerar o trânsito intestinal. Algumas frutas são ricas nesse nutriente, como ameixa, mamão, abacaxi, amora e abacate. Além dos alimentos ricos em fibras, há suplementos com esses nutrientes, como o Fiber Mais, que é um exclusivo mix de fibras solúveis capaz de auxiliar o funcionamento intestinal.

Outros bons aliados são os alimentos probióticos, ricos em bactérias, e que, por isso, auxiliam a flora intestinal.

Pesquisadores afirmam que o consumo desses alimentos pode acelerar o trânsito intestinal no cólon por alterar a capacidade de absorção de água. Outros alimentos que podem ajudar no funcionamento do órgão são pão integral, brócolis e oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas).

No caso de diarreia, o consumo de água é ainda mais importante para evitar a desidratação. Nesse caso, pode-se consumir água de coco, água filtrada e fervida. Alimentos que podem ajudar são carnes brancas, arroz, água de arroz e biscoitos de maisena.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet