Notícias / Água Boa

09/10/18 às 16:10 / Atualizada: 10/10/18 às 14:15

Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos

Patrícia de Mello, Psicologa da unidade CAPS I

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado a 10 de outubro e visa chamar a atenção para a questão da saúde mental, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental vai além da ausência de doenças psicossomáticas e se caracteriza por um bem-estar em que o indivíduo reconhece suas capacidades e limitações e consegue perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história.

Esta data foi criada em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health).

Você sabia: que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida?

A loucura já foi encarada pela sociedade de várias formas: como dádiva dos deuses, como falha da natureza, como exacerbação da vontade, e, de um modo geral, o mundo ocidental do séc. XIX e meados do séc. XX enquadra os distúrbios mentais dentro de um grande bloco, a loucura. E vale ressaltar, que o termo é empregado como forma de depreciação do sujeito (“louco”). Combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica é outro dos objetivos do dia.

A partir da Reforma Psiquiátrica, iniciada em 1978, essas pessoas passam a ter direito a um verdadeiro tratamento, direito ao cuidado, e não a serem apenas excluídos da sociedade. Os denominados e tratados como “loucos”, passam, então, a ter seu direito de convívio em sociedade preservados, ou seja, passam a ser tratados como GENTE, GENTE HUMANA!!

Apesar do dia 10 de Outubro, Dia Mundial da Saúde Mental, merecer comemorações devido aos inúmeros avanços que o campo tem alcançado, é necessário que a data sirva como um momento para reflexões sobre os problemas que ainda se fazem presentes na realidade do tratamento de transtornos mentais e para fomentar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

E LEMBRE-SE: Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

 
SEM SAÚDE MENTAL NÃO HÁ SAÚDE.
  • Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos
  • Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos
  • Saúde Mental, Direito e Compromisso de Todos
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Envelhecimento e saúde integral

A saúde, não no sentido simplesmente de ausência de doença,  mas sim, como enfatiza a Organização Mundial da Saúde, organismo especializado da ONU para esta área,  como “o mais...

 
 
 
 
Sitevip Internet