Notícias / Saúde

09/10/18 às 13:04

Anel vaginal funciona mesmo? Descubra os mitos e verdades

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Anel vaginal funciona mesmo? Descubra os mitos e verdades

Foto: Divulgação

O anel vaginal é uma das mais novas formas de contracepção. Esse método tem eficiência superior a 90% e é indicado para quem prefere não tomar remédio diariamente, como alguns tipos de pílulas. Por ser algo novo, o anel vaginal ainda tem gerado muitos mitos entre as mulheres. Entenda mais sobre esse assunto!

Método hormonal
Sabe como o anel vaginal previne a gravidez? Ele funciona de maneira parecida com a pílula anticoncepcional, pois libera hormônios que impedem a chegada dos espermatozóides ao útero. Esses hormônios são as versões sintéticas do estrogênio e da progesterona.

Não incomoda
Por se tratar de algo que precisa ser inserido na vagina, muitas mulheres temem que isso machuque durante as relações sexuais ou no dia a dia. Mas isso se aplica. De acordo com a Euroclinix, o anel vaginal Nuvaring é um exemplo, já que é produzido com um material flexível e que se adapta perfeitamente à região.

Mulher tem controle
Diferentemente do DIU, que precisa ser colocado por um médico, o anel vaginal é colocado e retirado pela própria mulher. O tempo de duração dele é de 21 dias, após isso, é necessário retirá-lo para que ocorra o período menstrual. Mesmo durante essa fase, o anel mantém a sua eficácia.

Proteção contra DSTs
O anel vaginal não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Para evitar essas infecções, a única alternativa continua sendo utilizar camisinha nas relações.

Melhora do período menstrual
É verdade. Em muitos casos, as mulheres sentem melhoras nos sintomas do período menstrual, como cólicas e a própria TPM. Além disso, há alguns tipos de anéis que já mostraram que conseguem diminuir as acnes e evitar problemas como a doença inflamatória pélvica.

Saída do anel
A única desvantagem do anel vaginal é que ele pode cair. Se isso acontecer, a mulher precisa lavá-lo imediatamente e inseri-lo em até três horas. Caso esse tempo não seja respeitado, a eficácia do método estará prejudicada e a possibilidade de gravidez aumentada.

Relações sexuais
Como já dito, o anel não interfere e quase nunca é sentido pela mulher. Porém, se ela desejar, ele pode ser removido antes das relações sexuais, para garantir maior conforto e segurança. O mais importante é não ultrapassar as três horas fora do corpo.

Contra-indicações
Por contar com hormônios, o anel vaginal não é indicado para todas as mulheres. Há situações que o custo-benefício é muito pequeno para a paciente e outro método pode ser mais indicado.

Para as mulheres que têm histórico de câncer de mama na família, doença no fígado, trombose, lúpus e coágulo em uma artéria o anel pode não ser a melhor opção. Em todos os casos, o mais indicado é buscar orientação médica.


Fonte: https://www.tuasaude.com/anel-vaginal/
Fonte: http://www.gineco.com.br/saude-feminina/metodos-contraceptivos/anel-vaginal/
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet