Notícias / Esportes

08/10/18 às 19:09 / Atualizada: 08/10/18 às 19:19

Mato-grossense representará o Brasil em disputa internacional de Karatê-Dô Tradicional

Sandra Carvalho da Assessoria

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Mato-grossense representará o Brasil em disputa internacional de Karatê-Dô Tradicional

Foto: Assessoria

O mato-grossense Theo Nonato de Jesus, 11 anos, aluno do 5º Ano do Colégio Notre Dame de Lourdes, foi convocado pela Confederação de Karatê-Dô Tradicional Brasileira (CKTB) para presentar o Brasil no World Tradicional Karatê-Dô Championship  Festival Renaissance que acontece de 23 a 28 de outubro na cidade de St John’s Newfoundland, no Canadá. Entre os melhores do país, o atleta disputará na modalidade kata.
 
O sensei José Humberto de Souza, da Academia Shotokan, um dos técnicos de Theo Nonato, explica que a categoria kata envolve movimentos formais, uma luta imaginária contra vários adversários em que a performance inclui movimentos em diferentes direções com técnica automatiza. ”Esses movimentos desenvolvem o atleta para a luta”, observa o sensei.
 
José Humberto ressalta que a convocação do atleta é resultado de sua colocação no V Campeonato Nacional de Karatê-Dô Tradicional, onde conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze. 
 
Theo Nonato já contabiliza diversos títulos e é considerado um atleta de alto nível no karatê tradicional.  “Ele está entre os quatro melhores do país, resultado de sua dedicação, performance, espírito competitivo e pelo apoio da família”.
 
O sensei José Humberto lembra que a vida de um atleta envolve muito sacrifício, com treinamentos diários e fora de horário e nem sempre a família está disposta. “No caso do Theo, ele tem todo o apoio da família o que é fundamental para que ele obtenha bons resultados”.
 
Lucíula Nonato, mãe de Theo, comemora a convocação do filho e lembra que ele começou a treinar aos cinco anos por orientação de um amigo faixa preta. “Ele me explicou a filosofia do Karatê e fui até a Academia Shotokan conhecer melhor.  O Theo, que sempre gostou de luta, após a quarta aula experimental fez o compromisso de treinar em busca da faixa preta”, relata.
 
Theo está feliz com a convocação. Atleta dedicado, fala dos benefícios do Karatê para sua vida pessoal. “Eu aprendo disciplina, concentração e confiança, além de muitos outros benefícios”. 
 
A diretora do Colégio Notre Dame de Lourdes, Irmã Marluce Almeida parabeniza o aluno em nome da instituição. “Estamos muito felizes com a convocação e desejamos sucesso ao Theo”.

Ver vídeo...

 
Imprimir Enviar para um amigo

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Fernando Rizzolo

New Deal no Brasil

Bairro simples da periferia. O cheiro de café ainda estava pela cozinha e transpunha a sala com móveis simples, um sofá velho e uma antiga televisão que tinha em cima dela algumas xícaras, daquelas que têm o...

 

Enquete

Se a eleição para presidente tivesse Jair Bolsonaro e Sérgio Moro como candidatos, em quem você votaria?

 
 
 
Sitevip Internet