Notícias / Educação

05/10/18 às 15:43

Veja opções de como conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Veja opções de como conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade

Foto: Divulgação

Milhares de estudantes ingressam em universidades privadas por meio de bolsas de estudo anualmente. Essas oportunidades são disponibilizadas tanto pelo governo federal como por outras instituições e pelas próprias universidades particulares. Em muitos casos, no entanto, é necessário atender a uma série de requisitos para pleitear essas vagas – por exemplo, ter feito o Ensino Médio em escolas públicas.

As opções oferecidas pelo governo são algumas das principais formas de se obter uma bolsa de estudos. O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma delas. Esse programa oferece bolsas que cobrem 100% ou metade das mensalidades de um curso de graduação. Para se candidatar às oportunidades, é necessário atender a uma série de pré-requisitos.

O estudante precisa ter feito a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter tirado pelo menos 450 de média e nota acima de zero na redação. Além disso, existem outras condições. O indivíduo precisa ter renda familiar de até 1,5 salário mínimo ou três salários mínimos para conseguir bolsa integral e parcial, respectivamente, e ter feito o Ensino Médio inteiro em escola pública ou parte dele no sistema público de ensino e parte no sistema privado, desde que tenha sido por meio de bolsa. Pessoas com deficiência física e professores da rede pública também podem ter acesso ao programa.

O Fies (Financiamento Estudantil) não é uma bolsa de estudos, mas uma oportunidade para quem não tem dinheiro no momento para custear uma graduação privada. Com ele, os estudantes podem fazer o financiamento e pagar a graduação apenas depois da conclusão do curso. Nos últimos anos, o programa passou por algumas transformações.

Atualmente, as taxas de juros estão vinculadas a três categorias. Na primeira delas não há cobrança de juros, enquanto na segunda e na terceira, a taxa depende da instituição financeira. Para se candidatar, é necessário atender a alguns critérios, entre eles a condição socioeconômica e a nota do Enem.

Além dessas opções oferecidas pelo poder público, o estudante tem outras alternativas. Cada instituição privada tem o seu programa de bolsas de estudos, muitas vezes vinculado à nota do Enem. Também existem programas que possuem instituições parceiras e que oferecem descontos para os estudantes.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Aurélio Mendanha

Ande lega! Direitos e deveres de quem anda de Bicicleta

No Brasil e não seria diferente no Município de Agua Boa, cada vez mais as bicicletas são usadas como um meio alternativo de transporte. Andar de bicicleta é uma atividade que tem encontrado cada vez mais adeptos na...

 
 
 
 
Sitevip Internet