Notícias / Esportes

03/10/18 às 14:15 / Atualizada: 03/10/18 às 14:21

Crianças podem praticar esportes radicais?

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Crianças podem praticar esportes radicais?

Foto: Divulgação

Todo mundo sabe que as crianças precisam fazer atividades físicas, mas e as atividades radicais? Será que os pequenos podem aproveitar os momentos de lazer para sentir um friozinho na barriga?
 
A resposta dessas perguntas é sim! Crianças que praticam atividades radicais conseguem melhorar a saúde como um todo e ainda estimular outras habilidades, como consciência corporal, conhecimento e respeito dos limites físicos, autonomia para tomar decisões, coordenação motora e, dependendo da modalidade, até trabalho em equipe. Além disso, os exercícios radicais colocam os pequenos em contato com a natureza, algo que traz ainda mais consciência sobre os hábitos saudáveis.
 
Entretanto, na hora de fazer esportes radicais, é preciso ficar de olho em algumas coisas que fazem diferença na hora da diversão dos pequenos. Por isso, selecionamos alguns esportes que vão dar uma animada nas férias da criançada, mas sem deixar a segurança de lado. Confira! 
 
Skate
O skate é indicado para crianças a partir de sete anos de idade. É nessa idade que elas reconhecem a localização espacial, a força dos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Para a segurança, utilize capacete, joelheiras, cotoveleiras e um calçado adequado para o esporte, como o tênis Vans infantil.
 
Surf
Os pais que amam o mar costumam introduzir os filhos nas ondas do surf a partir dos oito ou nove anos de idade. Antes dessa idade, é importante construir a relação da criança com o mar, fazendo jogos de correr e saltar na água. A familiarização com a prancha e as ondas é algo progressivo – aos poucos, a criança vai deixando os medos para trás.
 
Trilhas
Que tal experimentar um passeio de trilha com toda a família? Esse tipo de atividade radical coloca os aventureiros de todas as idades em contato com a natureza e com paisagens de tirar o fôlego, literalmente. Durante as subidas, vá devagar e não esqueça de fazer pausas para descansar – é essencial respeitar os limites do corpo de cada integrante do grupo. 
 
Parkour
O Parkour é um esporte radical que tem como objetivo preparar o praticante para ultrapassar obstáculos, como muros, corrimões e valas de forma rápida e segura. Crianças a partir de oito anos podem fazer os exercícios, que acontecem ao ar livre ou em uma academia especializada. Os equipamentos de segurança são os mesmos do skate. 

Escalada
A prática da escalada é recomendada para as crianças que atingiram sete anos, porque é nessa idade que as habilidades motoras já estão bem formadas e há maior noção de risco de acidentes. Escalar algo permite ganho de força muscular e aumento de massa óssea, benefícios que evitam fraturas no futuro.
 
Viu só como é fácil inserir esportes radicais na vida das crianças? Na hora de escolher a melhor modalidade, converse com o seu filho e veja quais são as preferências dele. Confira sempre os equipamentos de segurança e o local onde acontecerá a atividade.  
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Virginia Mendes

O amor de mãe

Antes mesmo que eu recebesse a benção de ser mãe de três filhos eu ouvia outras mães e até mesmo a minha mãe me falando que o amor de mãe é algo sem medidas. Hoje posso afirmar e garantir...

 
 
 
 
Sitevip Internet