Notícias / Eleições

02/10/18 às 11:49 / Atualizada: 02/10/18 às 12:02

Pesquisa Gazeta Dados - Com 28%, Jayme Campos é o único com vitória garantida ao Senado; veja lista

Pablo Rodrigo, Gazeta Digital

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pesquisa Gazeta Dados - Com 28%, Jayme Campos é o único com vitória garantida ao Senado; veja lista

Foto: Divulgação

Jayme Campos (DEM) é o único candidato ao Senado com vitória garantida, de acordo com a pesquisa de intenção de votos realizada pelo Instituto Gazeta Dados entre os dias 28 e 30 de setembro. O democrata aparece no levantamento em primeiro lugar, com 28%.
 
A segunda vaga, conforme o resultado apontado na pesquisa, está indefinida, tendo três candidatos empatados numérica e tecnicamente. Procurador Mauro (PSOL) e a Juíza Selma Arruda (PSL) aparecem com 17%, seguidos por Nilson Leitão (PSDB), que tem 16%.
 
A modalidade da pesquisa é a estimulada, quando uma lista de candidatos é apresentada ao eleitor. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
 
Em quinto lugar na disputa aparece Adilton Sachetti (PRB), que soma 11% da intenção de votos, seguido pelo ex-vice-governador Carlos Fávaro (PSD), com 9%, e pela professora Maria Lúcia (PCdoB), que tem 8%. Os três também estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
 
Sebastião Carlos (Rede) e Gilberto Lopes Filho (PSOL) estão empatados em oitavo lugar, com 2% das intenções de voto, cada. Waldir Caldas (Novo) aparece em décimo, com 1%. Já Aladir Leite (PPL) não pontuou. Brancos e nulos alcançam 18% e 71% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Quando o Gazeta Dados perguntou ao entrevistado qual seu primeiro voto para senador, Jayme Campos apareceu em primeiro, com 21% da preferência. Selma Arruda e Nilson Leitão surgem em segundo, com 10% de intenção de votos, cada, seguido de Sachetti, com 6%, Maria Lúcia, 4%, Fávaro, 3%, Gilberto Lopes e Sebastião Carlos, com 1%, cada. Waldir Caldas e Aladir Leitão não pontuam para primeiro voto.
 
Em todas as situações apresentadas pelo Gazeta Dados, Jayme aparece como opção preferencial de voto para o eleitor mato-grossense. Já a disputa pela segunda vaga segue indefinida entre os demais candidatos.

Rejeição
 
Gazeta Dados
Lista Gazeta Dados redimensionadaO candidato democrata também é o primeiro colocado quando o assunto é a rejeição entre os eleitores. Jayme Campos aparece com 8%, neste caso. 
 
Nilson Leitão é o segundo colocado, com 5%, seguido por Sebastião Carlos e Maria Lúcia, com 3%, cada. A juíza aposentada Selma Arruda e o Procurador Mauro têm 2% de rejeição. Fávaro, Sachetti, Caldas, Gilberto Lopes e Adir Leite aparecem com 1% de rejeição dos eleitores.
 
Do total de entrevistados, 13% disseram que não votariam em nenhum candidato. Já os que não responderam ou souberam escolher uma opção chegaram a 59%.
 
Histórico


Jayme Campos foi prefeito e secretário de Várzea Grande, governador do Estado e senador. Chegou a colocar o nome para a disputa à reeleição ao Senado em 2014, mas desistiu na primeira semana de campanha.


Procurador Mauro vai para a sua sexta disputa eleitoral pelo PSOL. Sem militância constante, ele se candidata de dois em dois anos, buscando uma vitória eleitoral, que até agora não veio.
 
Selma Arruda ganhou projeção com as prisões do ex-governador Silval Barbosa e do ex-deputado José Riva. Deixou a magistratura neste ano com a intenção de ingressar na política.


Adilton Sachetti já foi prefeito de Rondonópolis e atualmente é deputado federal. Decidiu disputar o Senado após o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), anunciar a aposentadoria. Sachetti busca assumir o espólio político do amigo.
 
Carlos Fávaro disputa com Sachetti o espaço deixado por Blairo Maggi. Ingressou na política em 2014, quando foi indicado para ser vice do governador Pedro Taques (PSDB). Neste ano, se afastou do governo, se aliando com hoje adversários do tucano.
 
A professora Maria Lúcia disputa pela primeira vez uma eleição. Ex-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ela tenta ser a representante da educação em Mato Grosso.
 
Pesquisa


A pesquisa Gazeta Dados foi realizada nos moldes survey, com a aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado. Foram ouvidas 1.080 pessoas em 66 cidades mato-grossenses entre os dias 28 e 30 de setembro.
 
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada. Dos entrevistados, 51% são homens e 49% mulheres, em diversos grupos de idade: 16 a 24 anos, 25 a 34, 35 até maiores de 45 anos.

A formação dos entrevistados varia entre 50% de analfabetos e formados apenas até o ensino fundamental, 40% que cursaram o ensino médio e 10% que possuem curso superior. Os que recebem entre 1 e 5 salários mínimos são 72%. De 5 a 10 salários são 22% e acima de 10 salários, são 6%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso com o número 01042/2018.
 
Sobre a pesquisa
 
Margem de erro - 3%
Entrevistados - 1.080
Municípios - 66 municípios em 12 regiões
Data - 28 a 30 de setembro
Registro no TRE/MT - 01042/2018
Contratante - Grupo Gazeta de Comunicação

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet