Notícias / Agricultura

01/10/18 às 15:11

Protagonismo das mulheres no PA Dom Pedro em São Félix do Araguaia

Liebe Lima/AXA

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Protagonismo das mulheres no PA Dom Pedro em São Félix do Araguaia

Foto: Assessoria

Dia 19 de setembro foi dia das mulheres que residem no PA Dom Pedro em São Félix do Araguaia se reunirem para mapear suas habilidades e se fortalecerem, para juntas, buscar alternativas para comercializar suas produções em razão das distâncias e dificuldades de transportes que elas enfrentam. Atualmente para participar da feira quinzenal em São Félix do Araguaia elas percorrem a distância de 100 Km na boléia de um caminhão, enfrentando a poeira ou a chuva e ao chegarem lá não contam com um espaço em condições básicas de higiene e segurança para pernoitarem no fim de semana sem que seus produtos sejam subtraídos.
 

Materiais para produção de artesanatos pelas mulheres do PA Dom Pedro – Foto: Ana Lucia Sousa

 
Diante desta realidade, as mulheres presentes no encontro decidiram realizar uma feira dentro do assentamento de maneira que estas dificuldades sejam superadas e a abundância e beleza da produção local possa ser compartilhada entre os moradores que passarão a divulgar seus produtos e “fazer a diferença com o que sabem fazer de melhor, respeitando os limites de cada uma”, relata Clarice.

Com atitudes elas vão mostrando a força para rebater a ausência de políticas públicas que apoiem e promovam a inserção da agricultura familiar nos mercados locais, que valorizem suas formas de produção e promova a aplicação da lei 11.947/2009 que obriga o município a aplicar no PNAE o mínimo de 30% dos recursos da merenda escolar em produtos da Agricultura Familiar. Bem como, a disponibilização de um espaço adequado para a realização da feira, viabilizando para a comunidade de São Félix do Araguaia a possibilidade de comprar produtos regionais, para além destes que chegam do CEASA de Goiânia.
 

Encontro de mulheres no PA Dom Pedro, São Félix do Araguaia – Foto: Ana Lucia Sousa

Neste encontro estavam presentes 14 mulheres de vários setores do assentamento e a anfitriã foi a Dona Erotildes. Quando se encontram compartilham os desafios e também se animam com os sorrisos das crianças, as comidas boas e a determinação de transformar sonhos em realidade.

Qual é o sonho?

Viver com dignidade e abundância!

 
Colaboração de Clarice Antônia Carmo e Ana Cláudia Timóteo com imagens e acompanhamento da atividade na comunidade.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

José Luiz Tejon Megido

China: consumidores globais, vontades iguais

Todos temos uma ideia aproximada da expansão da China, que cresce, em média, 9,7% ao ano desde 2000. A China tem quase 100 firmas dentre as 500 maiores do mundo, e tem o 2° maior Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, em busca...

 
 
 
 
Sitevip Internet