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28/09/18 às 23:11

Veja como a creatina pode ajudar os corredores em seus treinos

Atletas têm mais força durante os exercícios e melhor recuperação muscular

Débora Ramos

AguaBoaNews

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Veja como a creatina pode ajudar os corredores em seus treinos

Foto: Divulgação

Os suplementos alimentares são utilizados tanto por atletas amadores quanto profissionais para a reposição de nutrientes importantes ao nosso organismo. Eles podem ajudar na deficiência de vitaminas, proteínas, carboidratos e gorduras, como também potencializar algumas atividades e complementar o consumo diário desses nutrientes. Um desses suplementos é a creatina.
 
A creatina é um tipo de aminoácido encontrado no nosso próprio corpo. Ela acelera o metabolismo, auxiliando as pessoas que querem perder peso ou ter crescimento muscular por meio da hipertrofia. Como o suplemento aumenta o desempenho em atividades físicas, pode ser extremamente proveitoso para quem pratica corrida, um esporte de alta intensidade. O ganho é indireto, mas existe. Para os corredores, é essencial dar atenção a outros aspectos, como alimentação equilibrada e qualidade do sono.
 
Como essa atividade pressupõe um grande desgaste, é natural que algumas pessoas sofram alguns tipos de lesões. Essas lesões podem provocar processos inflamatórios e prejudicam os treinos seguintes. A creatina aumenta a quantidade de água na célula e, consequentemente, reduz a possibilidade desse tipo de lesão. Outros benefícios também estão associados a esse aminoácido. A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva revisou mais de 200 artigos científicos em 2017 e chegou à conclusão de que a creatina também auxilia na recuperação muscular pós-exercício, na proteção do sistema nervoso e desacelera o envelhecimento.
 
Para quem pratica exercícios de hipertrofia, a associação com a creatina pode ser imediata por causa da força muscular, diferentemente de quem pratica corrida. Mas são justamente os músculos os responsáveis pela redução de lesões e problemas de percurso. A creatina também ajuda a criar a “massa magra”, diminuindo as gorduras localizadas e de difícil acesso. Esses fatores fazem toda a diferença em um treino pesado no qual se pretende alcançar bons resultados em poucas semanas.
 
Além disso, o suplemento pode aumentar a disposição do corredor. A creatina diminui efeitos negativos como a fadiga muscular, colaborando para uma maior performance nos treinos. Todos esses benefícios são essenciais para os corredores. Com corpos bem definidos e fortes, os atletas têm mais resistência e disposição para enfrentar longos períodos de treino.
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