Notícias / Notícias Gerais

23/09/18 às 19:08

Veja 5 dicas para pilotar a moto com segurança

Débora Ramos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Veja 5 dicas para pilotar a moto com segurança

Foto: Divulgação

Os centros urbanos são inundados pelas motocicletas. De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o número desse tipo de veículo é maior do que de carros em 45% dos municípios brasileiros. Em todo o país, foram contabilizadas 26,4 milhões de motos, uma frota 3,44% maior do que a registrada em abril de 2017. Se é um meio de transporte ágil e prático para muitas pessoas, também é grande fator de risdcos de acidentes. Abaixo, confira dicas para conduzir a moto com segurança:

                        1 – Use equipamentos de segurança
            Essa com certeza é uma das principais dicas. Pilotar sem proteção, além de ser altamente perigoso para a sua segurança, pode gerar infrações e pontos na carteira. Sempre saia de casa com equipamentos básicos de segurança, como capacete feminino ou masculino, jaqueta, luvas, joelheiras, entre outros itens que protegem o motociclista de quedas e imprevistos durante a pilotagem.

            2 – Fique atento
            Atenção ao pilotar uma moto pode custar a sua vida. Há muitos obstáculos e desníveis em relação ao piso, circulação de outros veículos e pedestres, entre outras interferências urbanas que impactam diretamente o motociclista. Ter atenção e dar a sinalização correta para os demais condutores é fundamental se você deseja se prevenir de acidentes.

            3 – Seja visto
            A moto é um veículo menor e que pode causar problemas de visibilidade. Portanto, tente sempre ficar visível aos carros, hábito que vai se aperfeiçoando com a prática. O ponto cego é um dos principais causadores de acidentes em centros urbanos. Por esse motivo é tão importante ser visto e também conseguir visualizar os outros veículos.

            4 – Tenha cautela
            Esse tópico tem a ver com as outras dicas anteriores. No trânsito é preciso ter cautela, ainda mais quando se pilota uma moto. Falta de visibilidade, desatenção e pressa são alguns dos males que devem ser evitados durante a pilotagem. Além de observar e seguir as regras de trânsito, também tome cuidado ao passar por cruzamentos. Mantenha sempre a calma e não tenha pressa para dar a partida.

            5 – Mantenha postura correta
            Um fator que não é frequentemente citado para manter a segurança do motociclista e do passageiro é a postura do indivíduo que pilota. Esse aspecto faz toda a diferença, e você deve tomar cuidado com a forma como se senta na moto para evitar desgastes e desequilíbrio. A cabeça deve ficar na posição vertical e virada para a frente; os braços, abaixados, com os cotovelos também apontados para baixo; os punhos, abaixados em relação à mão, segurando o centro da manopla; os joelhos devem pressionar levemente o tanque de combustível; os pés devem ser mantidos paralelos ao solo e com o salto do tênis nos pedais; e o quadril também junto ao tanque.
Imprimir Enviar para um amigo

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Nilton Moreira

Estrada Iluminada - Pessoas que estavam lá!

Alguns têm certeza. Outros não acreditam. A maioria suspeita de que possa existir, e outros tantos preferem não se questionar. Estou falando de vidas...

 
 
 
 
Sitevip Internet